Covid-19: Portugal recomenda regresso antecipado a cidadãos de visita a Timor-Leste

| País
Porto Canal com Lusa

Díli, 16 mar 2020 (Lusa) -- A embaixada de Portugal em Díli recomendou hoje aos cidadãos portugueses de visita a Timor-Leste para considerarem antecipar o regresso devido à evolução da Covid-19.

"Os cidadãos portugueses que se encontram de visita, bem como aqueles que têm viagens programadas num futuro próximo, considerem a possibilidade de anteciparem a sua partida", indicou, em comunicado publicado na página oficial da embaixada na rede social Facebook.

A recomendação foi feita quando se está a assistir "à imposição de medidas restritivas à circulação de pessoas em muito países, incluindo aqueles utilizados normalmente em itinerário aéreo para Portugal" e porque estas "decisões são, muitas vezes, precedidas de um curto aviso prévio".

A embaixada lembrou que não há qualquer caso de infeção em Timor-Leste e salientou estar a "acompanhar atentamente a evolução da situação da Covid-19 no país", ao mesmo tempo que reconheceu "os esforços em curso, por parte das competentes autoridades timorenses, no sentido de preparação de infraestruturas de saúde para fazer face a um eventual surto de Covid-19 no país".

E, tendo em conta a presente situação, "recorda as recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial de Saúde e da Direção Geral de Saúde sobre a matéria".

A publicação surgiu na sequência da decisão do Governo aprovar pedir ao Presidente que declare o estado de emergência no país.

Em comunicado, o executivo indicou terem sido debatidas várias medidas a serem aprovadas "após a declaração do estado de emergência".

O ministro da Reforma Legislativa e Assuntos Parlamentares timorense, Fidelis Magalhães, disse à Lusa que o Governo debateu "o fecho da fronteira de Timor-Leste e intensificar o controlo da fronteira terrestre com a Indonésia e o controlo da fronteira marítima com os países vizinhos".

"Uma das preocupações é assegurar, ter base legal, para efetuar quarentena obrigatória. Sem ter estado de emergência o Governo não vai ter os poderes necessários como para implementar as medidas de emergência necessárias", afirmou.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ronda as 170 mil pessoas, com casos registados em pelo menos 148 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 245 casos confirmados. Do total de infetados, mais de 77 mil recuperaram.  

ASP // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.