Covid-19: Madeira vive momento de "recessão absoluta"

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 15 mar (Lusa) - O presidente do Governo da Madeira considerou hoje que a região vive um dos momentos mais difíceis, com a economia a viver uma "fase de recessão absoluta", anunciando a preparação de medidas de apoio às famílias e empresas.

"É preciso perceber que estamos numa situação muito grave, das mais graves que a Madeira passou e tudo o que acontecer vai depender de fatores que não controlamos e do comportamento cívico que temos", declarou Miguel Albuquerque numa conferência de imprensa para fazer o ponto da situação relacionado com a pandemia do Covid-19.

O governante madeirense sublinhou que esta é "uma situação de exceção" e que o "turismo está numa fase de recessão absoluta".

O responsável insular argumentou que este "surto exige por parte das autoridades decisões e implica comportamentos cívicos das pessoas e famílias essenciais para que os efeitos não sejam devastadores".

Anunciou que foi formado um grupo de trabalho com a Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), que vão depois delinear "um conjunto de apoios para as empresas e famílias", porque esta pandemia do Covid-19 "vai ter um efeito devastador na economia" da região.

"Neste momento estamos perante uma ameaça mortal e temos que hierarquizar as coisas, salvaguardar a nossa vida e saúde e depois salvar a economia", sustentou, reforçando que o Governo Regional vai "fazer tudo para que as famílias e as empresas sejam apoiadas".

Miguel Albuquerque ainda falou das medidas que serão implementadas a partir de terça-feira nos serviços da Administração Pública Regional, tendo em conta que os autocarros só podem circular com 50% da sua lotação máxima.

Assim, na reunião do executivo madeirense de segunda-feira será determinado, entre outros aspetos, "a redução do número de efetivos a prestar serviço presencial ou atendimento para metade em cada organismos e setor empresarial da região".

O atendimento ao público será efetuado apenas em "situações urgentes, inadiáveis e que não possam ser efetuadas por meios eletrónicos, também para proteger os funcionários", acrescentou.

O executivo regional vai "instituir regime de jornada contínua, entre as 10:00 e as 16:00 horas" e solicitar a todos os organismos e entidades públicas que "adotem medidas necessárias na simplificação dos procedimentos administrativos".

Estas medidas devem entrar em vigor na terça-feira e excluem os elementos da proteção civil e saúde.

"Amanhã vamos tomar outras medidas porque os recursos são limitados", realçou Miguel Albuquerque, mencionando que estão a ser acompanhadas uma centena de situações de pessoas em quarentena.

Agradeceu ainda a forma como a população e os estudantes têm acatado as deliberações do Governo Regional, nomeadamente de permanecerem em casa, instando que "todos temos de ser responsáveis".

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.400 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ronda as 164 mil pessoas, com casos registados em pelo menos 141 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 245 casos confirmados. Do total de infetados, mais de 75 mil recuperaram.

Os governos regionais da Madeira e dos Açores decidiram impor um período de quarentena a todos os passageiros que aterrarem nos arquipélagos, enquanto o Governo da República desaconselhou as deslocações às ilhas.

Na Madeira ainda não foi oficialmente confirmado qualquer caso da doença.

AMB // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.