Covid-19: Bruxelas rejeita "reagir a quente" a suspensão de voos dos EUA

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 12 mar 2020 (Lusa) -- A Comissão Europeia rejeitou hoje "reagir a quente" à decisão dos Estados Unidos de impor uma suspensão de voos para o espaço Schengen, mas garantiu que vai "analisar as consequências" e "refletir sobre possíveis" respostas.

"Como sabem, a União Europeia não tem o hábito de reagir a quente [porque] acreditamos que as boas decisões requerem reflexão e coordenação interna", declarou o porta-voz do executivo comunitário Eric Mamer, falando aos jornalistas na conferência de imprensa diária da Comissão Europeia, em Bruxelas.

Questionado sobre qual será a resposta da União Europeia (UE) à decisão da administração norte-americana, Eric Mamer referiu que Bruxelas vai agora "analisar as consequências desta suspensão de voos e refletir sobre os possíveis próximos passos".

"Mas não vamos, seguramente, tomar uma decisão imediata", adiantou.

Minutos antes destas declarações, os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu divulgaram uma declaração conjunta na qual frisam que a UE desaprova a "tomada de decisão unilateralmente e sem consultas".

"O [novo] coronavírus é uma crise global, não está limitada a um continente, e exige cooperação, e não ação unilateral", começam por argumentar Ursula von der Leyen e Charles Michel, na declaração conjunta divulgada ao final da manhã em Bruxelas.

Sublinhando que "a UE desaprova o facto de a decisão dos Estados Unidos de imporem uma proibição de viagens ter sido tomada unilateralmente e sem consultas", os líderes do executivo comunitário e do Conselho Europeu, que representa os 27 Estados-membros, reiteram também que "a UE está a agir de forma determinada para limitar a propagação do vírus".

Esta madrugada, Charles Michel já se insurgira contra a medida anunciada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, advertindo que é necessário "evitar a disrupção económica", numa mensagem publicada na sua conta oficial na rede social Twitter.

A indignação da UE ocorre depois de Trump ter anunciado a suspensão de todos os voos provenientes da Europa, medida que entra em vigor na sexta-feira e irá prolongar-se pelo menos durante 30 dias.

Aquando do anúncio, o Presidente norte-americano acusou a UE de ter falhado na adoção de medidas restritivas de precaução e apontou que muitos dos focos de infeção nos Estados Unidos foram provocados por viajantes oriundos da Europa.

Depois da intervenção de Trump, os serviços de segurança interna norte-americanos precisaram que a proibição de viagens desde a Europa contempla várias exceções, não se aplicando ao Reino Unido, a cidadãos norte-americanos ou residentes permanentes e familiares diretos de cidadãos dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos registavam na quarta-feira 38 mortos e mais de 1.300 casos de infeção.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, também na quarta-feira, a doença Covid-19 como pandemia, justificando tal denominação com os "níveis alarmantes de propagação e de inação".

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 125 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

Face ao avanço da pandemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.

A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 12.000 infetados e pelo menos 827 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.

ANE (ACC) // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.