Covid-19: Futebolistas pedem a suspensão da I e II Ligas

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 mar 2020 (Lusa) -- O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) pediu hoje a suspensão da I e II Ligas, depois de ouvidos os capitães das equipas que alinham nos dois escalões, e pediu uma reunião urgente.

"O Sindicato dos Jogadores, ouvidos os capitães de equipa que participam na I e II Ligas, comunica o entendimento de que não existem condições para o desenvolvimento da atividade profissional de futebolista em segurança", refere o comunicado do SJPF.

O organismo, presidido por Joaquim Evangelista, pede a suspensão dos campeonatos profissionais na sequência dos mais recentes desenvolvimentos em relação à pandemia Covid-19, com casos positivos de desportistas em Itália, Espanha e Estados Unidos.

Na nota, o SJFP diz não existirem condições para que os futebolistas estejam em segurança, acrescentando que, em caso de infeção, existe um "prejuízo agravado", porque a prática de futebol depende "da plena saúde e condição física para o alto rendimento".

O atual cenário levou a que o Sindicato pedisse à Liga e à Federação Portuguesa de Futebol "uma reunião com caráter de urgência do grupo de trabalho criado para monitorizar a situação, tendo em vista a proposta de suspensão de todas as competições desportivas, masculinas e femininas".

Para o organismo representativo dos futebolistas, que reuniu de manhã com a Liga e FPF, só assim será possível reforçar as medidas introduzidas por recomendação da Direção Geral de Saúde e dos médicos especialistas.

"O Sindicato reuniu durante a manhã com a Federação e a Liga e esta tarde terá lugar a reunião do grupo de trabalho", refere ainda a nota do organismo.

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

Itália e Espanha já suspenderam as próximas jornadas do futebol profissional, enquanto na Alemanha e em Portugal está previsto que os jogos decorram à porta fechada.

RPM // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Eleições FC Porto. Tudo sobre o ato eleitoral deste sábado

As eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

Eleições FC Porto. Sócios já votam no Estádio do Dragão

Já estão abertas as urnas das eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.