Denúncia para a PSP travou assalto a banco em Tires

| País
Porto Canal / Agências

Cascais, 24 mar (Lusa) - Uma denúncia para a esquadra da PSP de Trajouce esteve na origem da detenção de dois homens que assaltaram hoje de manhã uma dependência bancária em Tires, no concelho de Cascais, revelou a polícia.

O assalto, explicou o subintendente Luís Ribeiro, da Divisão da PSP de Cascais, deu-se "cerca das 08:53" na agência do Banif na Rua Prof. Padre Agostinho Silva, em Tires. Uma mulher que passava na via pública alertou a esquadra de Trajouce para a ocorrência "de um possível assalto" e quando a PSP mobilizou meios para o local comprovou que estavam "dois elementos dentro do banco com revólveres", acrescentou o responsável policial.

"Um saiu logo quase de seguida, com uma senhora como refém", adiantou Luís Ribeiro, esclarecendo que o homem, com cerca de 30 anos, percorreu uma centena de metros até uma viatura, ora apontando a arma à cabeça da mulher, ora aos agentes que o cercavam.

Junto da carrinha Audi em que tencionava fugir, o assaltante ainda conseguiu "ligar a ignição", sempre protegido atrás do corpo da refém. No entanto, de acordo com o subintendente, a mulher "terá escorregado" e deixou de estar presa pelo braço do agressor, "que ficou mais exposto" e foi então atingido por dois disparos das autoridades.

O assaltante sofreu ferimentos na zona do abdómen e foi transportado para o Hospital São Francisco Xavier, onde deu entrada para o bloco operatório. O companheiro, segundo Luís Ribeiro, acabou por não oferecer resistência e entregou-se após largar o revólver. Ambas as armas, segundo o subintendente, se encontravam "devidamente municiadas e prontas a disparar".

Na posse do detido foi apreendida uma mochila com dinheiro do banco, em montante ainda não revelado, mas "que pesava bastante", disse uma fonte policial.

O comandante da esquadra de Trajouce, Vítor Antunes, estimou que tenham sido deslocados para o local três dezenas de elementos, incluindo do grupo de intervenção rápida e das brigadas anticrime.

Na dependência do Banif encontravam-se quatro funcionários e, para além da refém, outro empregado também terá sido agredido, embora sem gravidade.

A PSP não revelou a nacionalidade dos detidos, ambos com cerca de 30 anos. Luís Ribeiro apenas esclareceu que o assaltante ferido "falava francês" e o outro reside "num concelho vizinho" de Cascais, escusando-se a revelar qual.

Um dos detidos vai ser apresentado na terça-feira para primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Cascais. As investigações foram entregues à Polícia Judiciária.

LYFS // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.