Covid-19: Promotores de espetáculos criticam recomendação do Governo para o setor

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 mar 2020 (Lusa) -- Os promotores de espetáculos criticaram hoje a recomendação do Governo de adiar ou cancelar eventos culturais, devido à epidemia de Covid-19, lamentando não terem sido ouvidos e que não haja propostas de apoio financeiro aos profissionais do setor.

A Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE), num comunicado hoje divulgado, recorda que "a DGS [Direção-Geral da Saúde] e o Governo recomendaram e/ou ordenaram compulsivamente o cancelamento de espetáculos e eventos cultuais com determinadas características", garantindo que, "até hoje, para além de não ter manifestado interesse em ouvir a APEFE, o maior representante do setor, também não apresentou igualmente nenhum plano ou proposta de apoio financeiro que possa de alguma forma reduzir os prejuízos das empresas e promotores individuais em todo o país, associados ou não da APEFE".

O Governo português recomendou a suspensão de eventos em espaços fechados com mais de mil pessoas e em espaços abertos com mais de cinco mil.

Na sequência dessa recomendação, foram cancelados vários eventos e espetáculos nos últimos dias um pouco por todo o país. Além disso, várias autarquias anunciaram o encerramento temporário de teatros e salas de espetáculos.

A APEFE lamenta que "todas as medidas aconselhadas ou impostas pela DGS, pelo Governo ou por outras entidades públicas relativas a espaços culturais e eventos, estejam a ser tomadas sem qualquer consulta prévia às salas de espetáculos privadas, aos promotores de espetáculos e eventos e à única associação do setor".

A associação garante que "tem acompanhado atentamente e com muita preocupação nas últimas semanas, e sobretudo nos últimos dias" a situação no mundo, e em particular em Portugal, relativa à epidemia de Covid-19.

"Nesse sentido a direção da APEFE, com os seus associados, tem tomado e aconselhado um conjunto de medidas à escala nacional de acordo com as indicações da DGS, nomeadamente a higienização de salas de espetáculos, criação de salas de isolamento, colocação de desinfetantes nos locais dos eventos, assim como sinalética desaconselhando cumprimentos e beijos sociais", afirma a associação.

Tendo em conta "a diretiva da DGS de adiar ou cancelar todos os eventos com determinadas características, a APEFE recomenda aos seus associados e a todos os promotores do setor, o adiamento de todos os espetáculos e eventos marcados e que se enquadrem nas recomendações e proibições da DGS, até ao próximo dia 03 de abril, num ato de responsabilidade, consciente e por forma a travarmos a propagação deste vírus gripal".

No entanto, para a APEFE não é "razoável recomendar ou mesmo proibir o encerramento de espaços culturais (teatros, auditórios, exposições, etc.) e o cancelamento de eventos culturais ao ar livre, independentemente da lotação dos mesmos, tornando estes recintos como a principal fonte de propagação do surto do vírus Covid-19, aos olhos do público em geral".

A terminar, a APEFE garante que "continuará, como até agora, disponível para ser ouvida, colaborar e contribuir em todas as medidas que possam minimizar e ajudar os nossos associados, a população e o país em geral a travar esta ameaça, com a mesma responsabilidade e sentido de missão que nos tem orientado em todas as nossas posições".

A APEFE, formalizada em 2017, reúne algumas das maiores promotoras de espetáculos, como a Everything is New, a Música no Coração, a Ritmos, a UAU, a Ritmos & Blues, a Better World, a Ao Sul do Mundo, a Sons em Trânsito, a Uguru e a Regiconcerto.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios.

Em Portugal, a DGS atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (18), ao passar de 41 para 59.

O boletim divulgado hoje assinala também que há 83 casos a aguardar resultado laboratorial e 3.066 contactos em vigilância, um aumento face aos 667 divulgados na terça-feira.

No total, desde o início da epidemia, a DGS registou 471 casos suspeitos.

O Conselho Nacional de Saúde Pública reúne-se hoje para discutir medidas de contenção do surto de Covid-19, incluindo a possibilidade de antecipação das férias escolares da Páscoa.

JRS // TDI

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.