Covid-19: Universidade Católica suspende aulas presenciais no Porto e em Braga

Covid-19: Universidade Católica suspende aulas presenciais no Porto e em Braga
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou hoje a suspensão das aulas presenciais a partir de quarta-feira, e durante duas semanas, nos centros regionais do Porto e de Braga, devido à epidemia de Covid-19.

Em mensagem dirigida aos estudantes, docentes e colaboradores, publicada na página na internet da UCP, a reitora, Isabel Capeloa Gil, explica que nos centros regionais do Porto e de Braga "são suspensas as aulas presenciais por duas semanas", acrescentando que estas faculdades "comunicarão oportunamente as medidas adotadas para a substituição da lecionação", mantendo-se "todas as outras medidas restritivas entretanto adotadas".

Na sede da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, "são suspensos os eventos com participação externa ('workshops', reuniões, seminários, conferências) por tempo indeterminado".

"Toda a informação qualitativa e quantitativa sobre o evoluir da situação está a ser disponibilizada no 'site' institucional no firme comprometimento de que a prioridade da reitoria é a segurança da comunidade académica", lê-se na mensagem da reitora da UCP.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos.

Cerca de 117 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se no caso mais grave de epidemia fora da China, com 631 mortos e mais de 10.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

A quarentena imposta pelo Governo italiano ao Norte do país foi alargada a toda a Itália.

O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Segundo a DGS, há ainda 667 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do país, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

Os residentes nos concelhos de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto, foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.