PSD/Congresso: Segundo dia de trabalhos terminou às 02:15

| Política
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 09 fev 2020 (Lusa) - O segundo dos três dias de trabalhos do 38.º Congresso Nacional do PSD terminou hoje, às 02:15, com uma sala praticamente vazia no centro cultural de Viana do Castelo, mas com Rui Rio presente até ao fim.

A reunião magna do PSD recomeça às 09:00 com a votação secreta das listas para os órgãos nacionais, estando a sessão de encerramento marcada para as 13:00.

Após a proclamação dos resultados e da posse dos novos dirigentes, o presidente reeleito do PSD, Rui Rio, voltará a fazer uma intervenção, que deverá ser mais virada para o país e menos para as questões internas do partido.

Já passava das 00:00 de domingo quando a moção de Rui Rio foi aprovada por uma "maioria clara" dos delegados, com poucos votos contra e algumas abstenções, tal como todas as propostas temáticas.

Todas as propostas temáticas - que não têm um efeito vinculativo - foram aprovadas pelo Congresso, incluindo a que propõe um referendo à eutanásia ou a que defende a introdução de primárias para a eleição do líder do PSD.

A atual moção do presidente do PSD defende que o partido estará "a partir de 2021 em condições reforçadas para governar Portugal", num texto omisso sobre eleições presidenciais.

Na moção "Portugal ao Centro", Rui Rio estabelece como prioridade as eleições autárquicas de 2021, lembrando as perdas registadas pelo partido em 2013 e 2017.

O segundo dia dos trabalhos foi dominado pelo debate político, com as autárquicas de 2021 muito presentes nos discursos, numa tarde marcada pela intervenção dos candidatos derrotados nas diretas, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz.

O eurodeputado Paulo Rangel lançou o repto para que a eutanásia seja alvo de referendo e não decidida nas "costas dos portugueses".

JPS/SMA/JF // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro acusa Governo de Costa de aprovar resoluções "sem cabimentação orçamental"

O primeiro-ministro acusou no sábado à noite o anterior Governo de ter aprovado resoluções "sem cabimentação orçamental" e assegurou que, apesar do défice do primeiro trimestre, “o Governo vai gerir a situação”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".