Ucrânia: Anexação da Crimeia na Rússia completa esta semana - Lavrov

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 20 mar (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, afirmou hoje que a anexação da Crimeia e do porto de Sebastopol à Federação Russa deverá ser legalmente formalizada esta semana.

"O processo legal será concluído esta semana", disse o chefe da diplomacia russa, durante uma reunião com representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros nas entidades da Federação Russa", em declarações citadas pelas agências locais.

Lavrov indicou que, neste momento, estão a ser dados passos práticos no sentido de cumprir o tratado bilateral firmado, na terça-feira, pelo Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e os dirigentes da Crimeia e Sebastopol sobre a sua integração na Federação Russa.

A república autónoma da Crimeia, um território no sul da Ucrânia e de população maioritariamente russa, está no centro da tensão entre Moscovo e Kiev desde a destituição, em fevereiro, do presidente ucraniano Viktor Ianukovich, considerado pró-russo.

As autoridades locais da península autónoma recusaram reconhecer o novo Governo de Kiev e referendaram, no passado domingo, uma união com a Rússia, apoiada por 96,77% dos votantes.

A república da Crimeia e a cidade de Sebastopol foram palco nas últimas 24 horas de incidentes em três bases militares ucranianas.

DM (SCA) // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.