Info

Cinema português em competição no Festival Primeiros Planos de Angers

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 17 jan 2020 (Lusa) -- O cinema português vai marcar presença em várias secções competitivas do Festival Primeiros Planos de Angers, em França, contando ainda com a realizadora Cristèle Alves Meira, no júri de curtas-metragens, e o programador Miguel Dias, no da secção Diagonais.

A 32.ª edição do festival dedicado às primeiras obras começou hoje e prossegue até dia 26, tendo os filmes "Ave Rara", de Vasco Saltão, e "Poder Fantasma", de Afonso Mota, na competição de curtas-metragens, enquanto "L'Île aux Oiseaux", da dupla luso-suíça Maya Kosa e Sérgio da Costa, concorre na secção Diagonais.

Também em competição, mas na de cinema feito em contexto estudantil, apresenta-se "Em Caso de Fogo", de Tomás Paula Marques, já premiado em San Sebastián e no Curtas de Vila do Conde, que também distinguiu "Ave Rara".

Fora de competição, num programa intitulado "Next Shots", que engloba filmes realizados por cineastas que antes estiveram no festival, vai estar "Invisível Herói", de Cristèle Alves Meira, e "Sol Negro", de Maureen Fazendeiro.

O festival abre hoje, às 19:30 (menos uma hora em Lisboa), com "La Fille au Bracelet", de Stéphane Demoustier, e tem a sua cerimónia de encerramento, no dia 25, com "Wasp Network", de Olivier Assayas.

TDI // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Morreram 11 235 pessoas por AVC em 2018, mortes por doenças respiratórias aumentam

Os acidentes vasculares cerebrais causaram em 2018 o maior número de óbitos, com 11.235 mortes, mas os dados melhoraram em relação ao ano anterior, ao contrário das mortes por doenças respiratórias, que estão a aumentar, segundo o INE.

Pippo Russo comenta caso Marega e considera "bipolar e esquizofrénica" prisão de Rui Pinto

O jornalista e sociólogo italiano Pippo Russo considera que há um tratamento "bipolar e esquizofrénico" por parte das autoridades portuguesas em relação a Rui Pinto. Em entrevista ao Jornal Económico, o italiano diz que este é um caso único no mundo.

Carnaval com temperaturas que podem chegar aos 26 graus

As miniférias do Carnaval vão ser marcadas pelo bom tempo, com céu pouco nublado e temperaturas que podem chegar em algumas regiões do país aos 26 graus Celsius, embora na terça-feira as máximas comecem a descer.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.