Trânsito na Serra de Sintra cortado até às 23:59 de sábado - Autarquia

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 dez 2019 (Lusa) - O trânsito nas vias que integram todo o perímetro da Serra de Sintra está cortado até às 23:59 de sábado devido à chuva e vento fortes, mas também há queda de árvores ocorridas hoje no local, anunciou a autarquia.

A Câmara Municipal de Sintra adianta, em comunicado, que a interdição ao trânsito, decretada às 20:00 de hoje, será avaliada, de 12 em 12 horas, podendo ser "agravada ou desagravada", tendo em conta as condições que se possam vir a registar.

A decisão foi tomada devido à "forte precipitação e intensidade do vento que se verifica na zona, associado ao elevado número de queda de árvores que se verificou esta sexta-feira", adianta.

A autarquia apela "a todos para evitarem qualquer atividade na Serra de Sintra, devido ao elevado risco na zona".

A principal estrada da Serra de Sintra, entre o cruzamento da Azoia/cruzamento da Portela e Portela Capuchos, já se encontrava encerrada desde quinta-feira.

A Câmara de Sintra decidiu também encerrar ao público o Reino do Natal este sábado e todas as atividades no terreiro do Palácio Nacional de Sintra.

Os monumentos que integram o perímetro da Serra de Sintra estarão encerrados este sábado, nomeadamente o Palácio Nacional da Pena e o Castelo dos Mouros.

"A Serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de queda de árvores e desmoronamentos de terras nas atuais condições meteorológicas, sendo caracterizada por um elevado número de visitantes. Torna-se assim fundamental acautelar na zona a proteção de pessoas e bens no atual contexto climatérico", sublinha a autarquia em comunicado.

Segundo a autarquia, todos os corpos de bombeiros se encontram em estado de "alerta laranja" no concelho de Sintra.

A Proteção Civil reforçou a estrutura de resposta operacional para as próximas 48 horas, de forma a garantir o permanente acompanhamento e controlo de todas as eventuais ocorrências.

A autarquia tem em curso o aumento das ações de monitorização, com especial enfoque nas áreas historicamente identificadas como mais sensíveis.

"A tomada de medidas de prevenção ativa, vigilância e de planeamento operacional, através dos Agentes de Proteção Civil (APC), entidades cooperantes, tem em vista uma resposta antecipada e imediata a possíveis emergências, nomeadamente no que diz respeito à desobstrução de linhas de água em zonas historicamente mais vulneráveis e a salvaguarda de infraestruturas na orla costeira", refere no comunicado.

O mapa da interdição das vias pode ser consultado em http://bit.ly/interdicaoserrasintra.

HN // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.