Iniciativa interreligiosa contra tráfico de pessoas lançada no Vaticano

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cidade do Vaticano, 13 mar (Lusa) -- Um acordo para lutar contra "as formas modernas de escravatura e o tráfico de pessoas" vai ser assinado no Vaticano por representantes das Igrejas anglicana e católica e da Universidade sunita de Al-Azhar, foi hoje anunciado.

O protocolo do acordo, designado 'Global Freedom Network' (Rede Global de Liberdade), foi negociado com o apoio do papa Francisco, do arcebispo de Cantuária (líder espiritual da Igreja anglicana) e do grande imã de Al-Azhar, cuja universidade constitui o principal centro de ensino sobre o islamismo, com o patrocínio da uma fundação privada, a 'Walk Free Foundation'.

O acordo será apresentado na segunda-feira no Vaticano e será assinado pelo prelado Marcelo Sanchez Sorondo do lado da Santa Sé.

O religioso sunita Mahmud Azab, representante do grande imã de Al-Azhar, o padre anglicano David John Moxon, em representação do arcebispo de Cantuária Justin Welby, e o empresário e filantropo Andrew Forrest, fundador da 'Walk Free Foundation', estarão igualmente presentes na segunda-feira no Vaticano.

O papa Francisco já condenou por diversas vezes o tráfico de mulheres, de crianças, de imigrantes, que classifica de "grave crime contra a humanidade" e que considera ser a forma de escravatura mais comum neste início do século XXI. A luta contra o problema é uma das suas prioridades.

PAL // JMR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.