José Lopes bate recorde nacional dos 1.500 livres em piscina curta

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Glasgow, Escócia, 05 dez 2019 (Lusa) - O nadador português José Lopes bateu hoje o recorde nacional dos 1.500 metros livres em piscina curta, mas falhou o acesso à final dos Europeus, que estão a decorrer em Glasgow, na Escócia.

Nas eliminatórias da distância mais longa dos Europeus, José Lopes conseguiu uma marca de 14.49,86 minutos, a 14.ª entre os participantes, retirando mais de oito segundos ao recorde nacional.

O anterior máximo cifrava-se em 14.58,18 minutos e pertencia-lhe desde 23 de dezembro de 2018, numa prova disputada em Felgueiras.

Minutos antes, José Lopes tinha conseguido um novo recorde pessoal, nos 400 metros, com 4.09,05 minutos, falhando também a continuidade em prova.

"Nos 400 estilos correu bem e fiz mínimos para os Mundiais, o que me motivou para os 1.500 metros, onde acabei por nadar muito forte, mas sem pressão, o que me deu para superar o recorde nacional absoluto, algo que não pensei possível nestas condições. Claro que senti o esforço das duas provas, mas nem deu para sentir o cansaço", disse o atleta, citado pela Federação Portuguesa de Natação.

Também ficaram de fora das rondas seguintes Raquel Pereira, nos 100 estilos, com 1.03,45 minutos, Francisco Quintas, nos 200 bruços, com 2.09,38, e Miguel Nascimento, nos 200 livres, com 1.44,98.

Ainda hoje, às 18:40, Diana Durães disputa a final dos 800 metros.

NFO // RPC

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.