China revê em alta valor do PIB em 2018

| Economia
Porto Canal com Lusa

Pequim, 22 nov 2019 (Lusa) - As estatísticas chinesas reviram hoje os cálculos do seu PIB [Produto Interno Bruto] nominal, em 2018, para 91,93 biliões de yuan (11,83 biliões de euros), mais 2,1% do que o valor declarado anteriormente.

A diferença entre o número publicado em janeiro passado e a revisão hoje anunciada é de 1,9 bilião de yuan (244.086 milhões de euros), detalha o Gabinete Nacional de Estatísticas chinês, em comunicado.

Esta revisão corresponde a uma "verificação final" do PIB chinês, realizada após o censo económico nacional de 2018, o quarto exercício deste tipo no país, após ter sido realizado também nos anos 2004, 2008 e 2013.

Os novos dados revelam uma diminuição do peso das indústrias primárias e secundárias na riqueza total da China, em relação à estimativa inicial, de 0,1% e 1%, respetivamente, e um aumento de 1,1% no setor terciário.

Apesar do aumento em termos nominais, o GNE considerou que a situação não terá um "impacto significativo" nos cálculos do crescimento do PIB em 2019.

As autoridades chinesas estabeleceram uma meta de crescimento do PIB entre 6 e 6,5%, para este ano, um ritmo que instituições internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) acreditam que o país alcançará.

JPI // FST

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.