Governo: Susana Amador é a única novidade na equipa da Educação

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 out 2019 (Lusa) -- A deputada e ex-autarca Susana Amador é a única novidade da equipa do Ministério da Educação que mantém os restantes governantes, tal como acontece no Ministério do Ensino Superior que não tem alterações.

De acordo com a composição do XXII Governo Constitucional hoje divulgada, a equipa do Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues mantém-se praticamente inalterada, surgindo apenas uma cara nova: a jurista Susana Amador.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, pós-graduada em Estudos Europeus pela Universidade Católica, e Mestre em Ciências da Comunicação e do Direito pela Universidade Nova de Lisboa, Susana Amador vem substituir Alexandra Leitão, que passa agora a ocupar a pasta de Ministra de Modernização do Estado e da Administração Pública.

Susana Amador nasceu em Alagoa, em 1967. Entre várias atividades, a atual deputada socialista foi presidente Câmara Municipal de Odivelas durante uma década (entre 2005 e 2015) e vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, tendo sido responsável pelas áreas das Educação, Políticas sociais, e da cooperação internacional (2013/2015).

Nas restantes Secretarias de Estado, o professor catedrático de Linguística João Costa mantém-se à frente da Secretaria de Estado da Educação assim como João Paulo Rebelo é reconduzido na pasta como secretário de Estado da Juventude e Desporto.

No Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a equipa também se mantém inalterada: Além do ministro Manuel Heitor, João Sobrinho Teixeira continuará à frente da pasta como secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

SIM // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Marco Martins assume a Transportes Metropolitanos do Porto a 1 de fevereiro

Na próxima segunda-feira, será assinada a escritura de constituição da empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), culminando um processo “que se arrasta há três anos”, reconheceu o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues. A saída de Marco Martins da Câmara de Gondomar para presidir a nova empresa deixa de ser uma incógnita e vai acontecer ainda este mês.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".