Governo: Novo executivo de Costa é o que tem mais governantes desde 1976

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 out 2019 (Lusa) -- O futuro executivo liderado pelo socialista António Costa será o que tem o maior número de governantes desde 1976, 70 no total, entre primeiro-ministro, 19 ministros e 50 secretários de Estado.

De acordo com o arquivo da página oficial do Governo, o executivo que até agora tinha tido mais elementos na sua primeira composição foi o XII, o último liderado pelo social-democrata Aníbal Cavaco Silva (1991-1995), 67 no total.

Com a tomada de posse de 05 de novembro de 1991, esse governo ficou composto pelo primeiro-ministro, 16 ministros, 45 secretários de Estado e cinco subsecretários.

Conforme foi anunciado na semana passada, o segundo executivo liderado por António Costa vai integrar 19 ministros, além do primeiro-ministro, o que o torna o maior em ministérios dos 21 Governos Constitucionais.

No caso das secretarias de Estado, com a exceção do XII Governo que também tinha 50 secretários ou subsecretários de Estado, mas menos ministros, o executivo de Costa continua a ser o mais numeroso.

Dos Governos Constitucionais, os que tiveram mais secretarias de Estado foram o VIII, liderado por Francisco Pinto Balsemão, com 46, o I, chefiado por Mário Soares, com 45, o XIV, de António Guterres, com 42, assim como o executivo cessante de António Costa, com 41 secretários de Estado e ainda o VII, também de Balsemão, com 40.

O único executivo que na sua primeira composição desceu da barreira das três dezenas de secretarias de Estado foi o V, com 29, e teve a liderança inédita de uma mulher, Maria de Lurdes Pintasilgo.

Com 32 secretarias de Estado no elenco original há três governos a destacar: o II, liderado por Mário Soares, o III, encabeçado por Nobre da Costa e o X, a estreia de Cavaco Silva.

Todos os restantes Governos constitucionais desde 1976 tiveram entre 34 e 39 elementos nas secretarias de Estado.

O executivo cessante de António Costa, o XXI Governo Constitucional, tem, desde a última alteração, 17 ministros e 43 secretários de Estado, num total de 61 governantes, menos nove do que a futura equipa governamental já aceite pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

JF/SMA (PMF) // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.