Euro2020: Santos desvaloriza ausência de William e volta a elogiar o Luxemburgo

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Oeiras, Lisboa, 10 out 2019 (Lusa) - O selecionador Fernando Santos desvalorizou hoje a ausência de William Carvalho e voltou a apontar o Luxemburgo como um adversário que poderá "dificultar muito" a tarefa da seleção portuguesa de futebol no apuramento para o Euro2020.

"Portugal é melhor. Seria anormal se Portugal não fosse melhor. Tenho a certeza disso, desde que cumpra todos os critérios importantes durante o jogo. Se não o fizer, então vai ser muito difícil e o Luxemburgo pode dificultar muito a nossa tarefa", afirmou Fernando Santos.

O selecionador nacional falava aos jornalistas, na Cidade do Futebol, em Oeiras, na conferência de imprensa de antevisão do encontro do Grupo B de apuramento para o próximo Europeu, agendado para sexta-feira, no Estádio José Alvalade.

"No jogo em casa com a Ucrânia, o Luxemburgo perdeu por 2-1 com um autogolo no fim. Podia ter ganhado com facilidade e foi um resultado injusto. Isso mostra o valor dessa equipa. Os jogadores visionaram o jogo fora com a Ucrânia, que perderam por 1-0, em que tiveram um golo anulado, com muitas dúvidas", lembrou o técnico português.

Fernando Santos acrescentou ainda que o Luxemburgo é uma equipa que "defende bem, organizada e que gosta de ter bola", mostrando que "não tem receio" de defrontar qualquer seleção.

"O Luxemburgo cria oportunidades de golo com facilidade. Portugal tem que mandar no jogo, tem que ter bola e, quando o faz, tudo fica mais fácil. Fizemos isso na Sérvia (4-2). Na primeira parte com a Lituânia não o fizemos e logo as coisas ficaram mais difíceis", recordou Fernando Santos.

O selecionador nacional desvalorizou a ausência de William Carvalho, jogador que está lesionado e que é totalista na campanha do aproamento para o Euro2020, lembrando que Portugal "tem várias soluções" para o seu lugar no meio campo.

"Tenho confiança em todos os jogadores que aqui estão. Por isso é que estão convocados. Vão dar uma resposta à altura. Falar daquele que não está, isso é que não vai dar a vitória com o Luxemburgo. William está ausente e o assunto fica por aí", frisou.

No final da conferência da imprensa, Fernando Santos, que cumpre hoje 65 anos de idade, foi ainda questionado sobre a importância de Cristiano Ronaldo e se classificava o avançado como o melhor jogador português de todos os tempos.

"Os tempos são diferentes, por isso vou fugir um pouco à pergunta. Mas, vou contar uma história. Ontem [quarta-feira] esteve cá um amigo meu e pediu um autógrafo ao Cristiano. Perguntou-lhe de onde é que ele era. O Cristiano respondeu que era da ilha da Madeira. O meu amigo depois disse-lhe que não, que ele era de outra galáxia. E, é mesmo isso. É de outra galáxia", concluiu.

Os campeões europeus recebem o Luxemburgo, num jogo com início marcado para as 19:45, e deslocam-se a Kiev na segunda-feira, para defrontar a Ucrânia, que lidera o Grupo B.

Em caso de vitória nos dois jogos, e se a Sérvia não vencer na Lituânia, também no dia 14, Portugal garante logo um lugar na fase final do próximo Europeu e mantém-se na luta pelo primeiro lugar do grupo com os ucranianos.

A Ucrânia lidera o Grupo B com 13 pontos, seguido de Portugal, que tem oito, mas menos um jogo. A Sérvia é terceira, com sete, à frente do Luxemburgo, que tem quatro, e da Lituânia, com um.

O Portugal-Luxemburgo vai ter arbitragem do polaco Daniel Stefanski.

LG/BYD // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.