Info

PSD de Rui Rio mais forte a Norte do país

PSD de Rui Rio mais forte a Norte do país
| Política
Porto Canal com Lusa

O PSD de Rui Rio foi mais forte a Norte do país, obtendo votações mais expressivas do que a nacional (27,9%), nomeadamente em Bragança e Vila Real, onde ficou em primeiro lugar com 40,78% e 39,04% dos votos, respetivamente.

Nas eleições legislativas de domingo, o PSD elegeu um total de 77 deputados face aos 106 do PS e, se no distrito de Lisboa ficou abaixo da média nacional, com 22,60% dos votos (12 mandatos), no círculo eleitoral do Porto chegou aos 31,16%, mantendo os 15 deputados de 2015, altura em que concorreu com o CDS e este partido elegeu, pela lista da coligação, três representantes no distrito por onde concorreu o líder social-democrata.

No município do Porto, de onde Rui Rio é natural e que liderou como presidente de Câmara durante três mandatos, o PSD foi o partido mais forte, com 34,17% das escolhas.

No concelho que atualmente é presidido pelo independente Rui Moreira, o PSD apenas deixou por conquistar a freguesia de Campanhã, onde venceu o PS, ao passo que no concelho de Lisboa os votos no partido laranja ficaram nos 24,45%.

Em Braga, o PSD teve 34,08% dos votos, elegendo os mesmos oito deputados do que o PS (36,40%).

Com um resultado de 33,79%, em Viana do Castelo os social-democratas conseguiram três deputados, os mesmos do que o PS (34,77%).

No mapa de resultados do portal de dados estatísticos EyeData, disponível em www.lusa.pt, a mancha laranja que representa o PSD como partido mais votado termina no concelho de Rio Maior (onde o partido de Rui Rio conseguiu 36,10% dos votos), distrito de Santarém (onde os social-democratas ficaram com um total global de 25,20%).

Olhando mais para o centro do país, para o círculo eleitoral de Aveiro, o PSD baixou dos 48,14% de 2015 para 33,55%.

Em Viseu, onde o PSD conseguiu em 2015, na coligação com o CDS, 51,05% das votações, Rio ficou agora nos 36,24%.

Já em Leiria, o PSD foi no domingo o partido mais votado, com 33,52% dos votos.

Na Madeira, o PSD obteve um desfecho idêntico ao de 2015: 37,15%, face aos 37,75% de há quatro anos.

+ notícias: Política

Associação Nacional de Municípios quer avançar com a Regionalização

A Associação Nacional de Municípios quer avançar com a regionalização e propõe a realização de um novo referendo. O presidente Manuel Machado diz que é tempo de acabar com o tabu. Este será, aliás, um dos temas do próximo congresso da instituição no final de novembro, em Vila Real.

Vários portugueses assinaram manifesto que defende uma solução política e não judicial na Catalunha

Vários nomes portugueses assinaram um manifesto que sublinha que o problema na Catalunha é de natureza eminentemente política e que, por isso, carece de soluções políticas e não judiciais. Os subscritores defendem a amnistia imediata dos líderes políticos e associativos catalães presos e que sejam levantadas as acusações contra todos os cidadãos catalães que participaram na organização do referendo de outubro de 2017. Fernando Rosas, André Freire e Manuel Loff são alguns dos subscritores.

Rui Rio anuncia recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, anunciou hoje que é candidato nas próximas eleições internas, afirmando estar disponível para enfrentar as adversidades inerentes, mas não as deslealdades e boicotes internos.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

N'Agenda

Porto Legends - The Underground...