Coimas por irregularidades nas contas das legislativas de 2009 somam 127.450 euros

Coimas por irregularidades nas contas das legislativas de 2009 somam 127.450 euros
| País
Porto Canal

O Tribunal Constitucional condenou 12 partidos políticos, coligações e respetivos mandatários financeiros ao pagamento de coimas no total de 127.450 euros por irregularidades e ilegalidades nas contas da campanha das legislativas de 2009.

As multas aplicadas ao PSD, CDS-PP, PS e PCP/PEV somam 31.550 euros, e o Bloco de Esquerda não foi sancionado por não lhe ter sido imputada qualquer irregularidade nas contas daquela campanha, segundo o acórdão 177/2014, de 25 de Fevereiro, divulgado no site do TC quinta-feira à noite.

As sanções foram aplicadas por violação do artigo 31º da Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e das Campanhas Eleitorais, que prevê coimas para quem não discrimine ou comprove devidamente as receitas e despesas da campanha.

Ao todo, o TC multou 12 partidos políticos, coligações e respetivos mandatários em 127.450 euros por irregularidades e ilegalidades na campanha das legislativas de 2009.

Os partidos da coligação CDU (PCP/PEV) foram multados com a coima mais elevada de entre as forças políticas com assento parlamentar, 8.500 euros. A multa mais elevada foi aplicada a um partido sem assento no Parlamento, Partido Nacional Renovador, com uma coima de 9.000 euros.

A dirigente do PCP Manuela Pinto Ângelo, na qualidade de mandatária financeira da coligação, pagará a titulo individual 950 euros.

O CDS-PP foi multado em 8.000 euros e o mandatário, João Almeida, hoje secretário de Estado, terá que pagar 900 euros.

O PS foi multado em 6.500 euros e o mandatário da campanha, Capoulas Santos, 650 euros.

O PSD pagará uma multa de 5.500 euros, e o mandatário, José de Matos Rosa, 550 euros.

O acórdão do TC estabelece como critérios da graduação das coimas - que podem ir de 426 euros (um salário mínimo nacional) a 34.080 euros para os mandatários financeiros e de 4.260 euros a 85.200 euros para os partidos - a "gravidade das contraordenações, da culpa, da situação económica do agente, e do benefício" que tenha retirado da ilegalidade.

Para além dos partidos com assento parlamentar, foram multados o PND, PCTP/MRPP, PPM, PH-MPT, PTP, MMS e o PPV, em valores entre 5.000 e 9.000 euros.

O Movimento Esperança Portugal (MEP) escapou à multa por ter sido extinto, mas a mandatária financeira terá de pagar 800 euros.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.