Manifestação das forças de segurança deixa o Marquês de Pombal em direção à AR

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 mar (Lusa) -- Os milhares de profissionais dos serviços e forças de segurança iniciaram quase às 19:30 a manifestação contra os cortes salariais, num percurso entre o Marquês de Pombal até à Assembleia da República.

Os manifestantes iniciaram a marcha entoando o hino nacional. Empunhando várias bandeiras e cartazes, fazem o percurso assobiando e gritam "invasão" e "polícia unida jamais será vencida".

"Protegemos o povo e o país dos criminosos e não o contrário", "Por uma assistência na doença digna" e "a segurança pública exige profissionais motivados", são alguns dos cartazes que os elementos das forças de segurança trouxeram para a manifestação, empunhando ainda bandeiras nacionais e dos sindicatos e associações profissionais.

Há alguns manifestantes de cara tapada e foram já lançados alguns petardos e 'very-lights'.

Agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) há 31 anos, este polícia na Figueira da Foz disse à agência Lusa que desde 2011 já viu o salário reduzido em 300 euros mensais.

"Se não estivesse desmotivado, não estava aqui. Nunca pensei chegar a esta situação quando fui para a PSP", adiantou o agente, sublinhando ainda que "é triste não ter dinheiro para por o filho na universidade".

Um militar na Guarda Nacional Republicana (GNR) na reserva há três anos disse que participa na manifestação devido à "revolta" que sente por chegar ao fim da carreira e estar nesta situação.

Segundo este militar, que esteve no ativo durante 30 anos, já perdeu no salário 350 euros por mês.

Segundo o secretário nacional da Comissão Coordenadora Permanente (CCP) dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança, Paulo Rodrigues, a manifestação conta com mais de 15 mil participantes, muitos deles vindos nos 80 autocarros provenientes de todo o país, mas maioritariamente do norte.

Milhares de elementos das forças e serviços de segurança voltaram hoje a manifestar-se em Lisboa contra os cortes salariais e congelamento das carreiras, protesto que os organizadores estimam ser o maior de sempre.

O cortejo de protesto, que se realizar entre o Marquês de Pombal e a Assembleia da República, é promovida pela Comissão Coordenadora Permanente (CCP) dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança, estrutura que congrega os sindicatos mais representativos da GNR, PSP, ASAE, SEF, Guarda Prisional e Polícia Marítima.

No espaço de três meses esta é a segunda manifestação dos elementos das forças e serviços de segurança, tendo a primeira, a 21 de novembro de 2013, terminado com a invasão da escadaria da Assembleia da República e com a consequente demissão do diretor nacional da PSP.

Na altura, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, classificou como "absolutamente inaceitáveis" os acontecimentos que motivaram a invasão da escadaria do parlamento, garantido que "foi uma exceção que não voltará a repetir-se".

CMP/JOP//GC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.