Câmara do Porto vai remodelar rede de água dos Aliados a partir de Junho

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 28 fev (Lusa) -- A Câmara do Porto prevê começar em junho uma obra de seis meses e 615,3 mil euros para remodelar as redes de água e efluentes da Avenida dos Aliados, garantindo uma empreitada com pouco "impacto" na superfície.

"Na avenida serão abertos quatro buracos, todos em zona de passeio, com uma dimensão de cinco por oito metros (sensivelmente), que se destinam a permitir o acesso à obra de pessoas, equipamento e materiais" às galerias onde estão instaladas as condutas, descreve a autarquia numa resposta escrita enviada à Lusa.

A Câmara assegura que as obras também "nunca condicionarão o trânsito" e fonte do município explicou que a empreitada vai assinalar uma "nova política que a autarquia quer iniciar ao nível dos cuidados estéticos das intervenções públicas, nomeadamente no centro histórico".

"Teremos especial cuidado na imagem dos tapumes de obra nas zonas (poucas) onde serão necessários", assegura a autarquia.

Nesta empreitada para "remodelar as redes de abastecimento de água e de recolha de efluentes", todas as condutas "estão em galeria e, por isso, [as obras] quase não terão impacto à superfície", acrescenta.

"A intervenção é feita ao longo de toda a avenida, nas duas galerias existentes, as quais estão implantadas debaixo do solo dos passeios", descreve.

Na resposta enviada à Lusa, a Câmara indica que "a empreitada durará 6 meses" e que o seu início "está previsto para o mês de junho".

Para a Câmara, esta intervenção nas infraestruturas da Empresa Municipal Águas do Porto é "absolutamente imprescindível, pois as condutas de água têm inúmeras fugas geradoras de perdas de água que serão drasticamente reduzidas com a intervenção".

"Também os coletores de esgotos se encontram rotos e partidos, tendo como consequência a passagem de águas residuais para a rede de águas pluviais", alerta o município.

A abertura do concurso público da empreitada foi publicada no Diário da República de quinta-feira, com o valor base de 615.360 euros e "prazo contratual de 180 dias".

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.