Reconhecimento terapêutico é "mais-valia" para termas de Penamacor

| País
Porto Canal / Agências

Penamacor, 28 fev (Lusa) - O reconhecimento terapêutico das águas minerais das Termas de Águas, na aldeia de Águas, Penamacor, é uma "mais-valia" que deverá contribuir para a concretização de um projeto de alargamento daquela infraestrutura, disse à agência Lusa o presidente da Câmara.

Em despacho publicado na quinta-feira em Diário da República, o secretário de Estado da Saúde atribui às Termas de Águas as indicações terapêuticas para "doenças do aparelho respiratório" e para "doenças reumáticas e musculoesqueléticas".

O presidente da Câmara, António Luís Beites, explicou que o processo de reconhecimento "levou vários anos" e que "este desfecho positivo permitirá olhar sem receios para as termas como um potencial de investimento".

"O reconhecimento do Ministério da Saúde é uma mais-valia porque, a partir daqui, temos uma porta aberta para concretizar o projeto de alargamento que tínhamos delineado", referiu.

O autarca especificou que o projeto se baseia na realização de uma nova captação de água e também na construção de um "balneário adequado às reais necessidades".

"O atual balneário é muito pequeno, pelo que a ideia é construir um novo balneário", disse.

António Luís Beites referiu ainda que, tendo em conta que a o investimento global poderá atingir "várias centenas de euros", a autarquia pretende avançar em duas fases.

Primeiro realizará os trabalhos relativos à captação de águas e só depois é que avança com a construção do balneário.

"A aposta no termalismo é uma das prioridades do município, mas teremos de procurar fundos para enquadrar este projeto porque de outra forma não teremos capacidade financeira para o fazer", esclareceu.

Aquele espaço, também conhecido como Termas da Fonte Santa de Águas, existirá desde 1856, segundo inscrição existente numa das pedras de granito do atual balneário.

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.