Ucrânia: Ministro acusa Rússia de "invasão e ocupação" de aeroportos na Crimeia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 28 fev (Lusa) - O ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, acusou hoje as forças russas de "invasão armada e ocupação" de dois aeroportos nas cidades de Sebastopol e Simferopol, na Crimeia.

"Considero o que está a acontecer como uma invasão armada e ocupação em violação de todos os acordos e normas internacionais", escreveu o ministro na sua página do Facebook.

"É uma provocação direta para um banho de sangue armado no território de um Estado soberano. Isto já não está sob a jurisdição do Ministério do Interior. Isto é da competência do conselho de segurança e de defesa nacional", acrescentou.

Segundo Arsen Avakov, "unidades armadas da frota russa bloqueiam o aeroporto Belbek, perto da cidade de Sebastopol".

"Dentro do aeroporto há militares e guardas da fronteira da Ucrânia. No exterior, estão militares vestidos com camuflados e armados, sem distintivos, mas que não escondem pertencerem à frota russa do Mar Negro. O aeroporto não funciona (...). Não existe nenhum confronto armado", escreveu Avakok na sua página do Facebook.

Em Simferopol, a capital da Crimeia, homens armados também tomaram o controle do aeroporto e "não escondem pertencerem às forças armadas russas".

Um correspondente da AFP tinha constatado anteriormente a presença de homens armados com metralhadoras Kalashnikov, e envergando uniformes, mas sem identificação, no aeroporto de Simferopol, que, contudo, continuou a funcionar. Questionados sobre a sua origem, os indivíduos escusaram-se a comentar o assunto.

Na quinta-feira, o parlamento regional da Crimeia, que permaneceu sob o controlo de um comando armado pró-russo, votou a favor da realização de um referendo a 25 de maio para ampliar a autonomia da região em relação a Kiev, tendo também expulsado o Governo local.

O dia 25 de maio é aquele em que deverão realizar-se eleições presidenciais antecipadas na Ucrânia, depois da destituição, no sábado, do Presidente Viktor Ianukovich.

A república autónoma ucraniana da Crimeia tem já o estatuto de república autónoma dentro da Ucrânia, depois de ter pertencido à Rússia, no âmbito da União Soviética, e de ter sido anexada à Ucrânia em 1954.

A Crimeia é especialmente sensível, como sede da frota naval russa no Mar Negro e as tensões ali assumiram novas dimensões depois de o Presidente russo, Vladimir Putin, ter ordenado na quarta-feira exercícios de prontidão militar no oeste da Rússia.

FV (ANC) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.