Bandeiras russas hasteadas na Crimeia

Bandeiras russas hasteadas na Crimeia
| Mundo
Porto Canal

Homens armados não identificados tomaram hoje o controlo do parlamento e governo da Crimeia, em Simferopol, a capital da república autónoma da Ucrânia atormentada por tensões separatistas, segundo a agência Interfax.

Dezenas de homens vestidos com uniformes de combate invadiram os edifícios no início da manhã de hoje e retiraram os guardas sem que tenham sido registados confrontos, informou a Interfax, ao citar fontes no parlamento.

De acordo com um jornalista da agência citada pela AFP, as instalações foram bloqueadas e cercadas pela polícia, e bandeiras russas foram içadas.

A ação foi realizada numa altura em que crescem os receios de separatismo na península esmagadoramente pró-Rússia no Mar Negro, após a destituição do Presidente pró-Moscovo Viktor Yanukovich.

A Crimeia, era considerada pela União Soviética como parte da Rússia, mas foi anexada à Ucrânia em 1954 e continua a albergar a frota naval russa do Mar Negro na cidade portuária de Sebastopol.

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.