Autoridades ucranianas recuperam controlo de aeroportos na Crimeia

Autoridades ucranianas recuperam controlo de aeroportos na Crimeia
| Mundo
Porto Canal

Os dois aeroportos na Crimeia, sul da Ucrânia, ocupados hoje de madrugada por homens armados pró-russos estão novamente sob o controlo das autoridades centrais ucranianas, divulgou o diretor do Conselho nacional de Segurança e de Defesa, Andrii Paroubii.

"Houve uma tentativa de ocupação dos aeroportos de Simferopol e Sebastopol, mas neste momento estão novamente sob o controlo das forças de segurança ucranianas", afirmou o responsável, em declarações em Kiev.

Homens armados, alguns exibindo bandeiras russas, entraram hoje de madrugada nos aeroportos de Sebastopol e Simferopol, as principais cidades da Crimeia, ação que o ministro do Interior ucraniano, Arseni Avakov, já qualificou de "invasão militar e ocupação".

Estes incidentes ocorreram um dia depois de grupos armados terem tomado de assalto as sedes do Parlamento e do governo autónomo da Crimeia.

A república autónoma ucraniana da Crimeia tem presenciado nos últimos dias fortes tensões separatistas.

A Crimeia era considerada pela União Soviética como parte da Rússia, mas foi anexada à Ucrânia em 1954 e continua a albergar a frota naval russa do Mar Negro na cidade portuária de Sebastopol.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.