Brasil quer estimular chegada de profissionais estrangeiros qualificados

| Mundo
Porto Canal / Agências

São Paulo, 13 jun (Lusa) -- O Brasil quer estimular a chegada de profissionais estrangeiros qualificados mediante a implementação de uma nova política migratória que contribua para eliminar as barreiras atuais, anunciou o Governo.

Num encontro na Federação de Industrias do estado de São Paulo promovido pela Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, o secretário de Estado dos Assuntos Estratégicos da Presidência, Marcelo Néri, esteve reunido com empresários interessados em recrutar mão-de-obra especializada para território brasileiro.

O mesmo responsável apresentou a proposta governamental que pretende facilitar e incentivar a entrada de trabalhadores do exterior que está a ser discutida com os Ministérios da Justiça, Negócios Estrangeiros e Trabalho.

"A ideia que temos é a de atrair talentos e pessoas altamente qualificadas para o Brasil", garantiu.

O governo brasileiro entende que aumentar o número de trabalhadores estrangeiros qualificados no Brasil irá proporcionar diversas vantagens como eliminar o vazio de mão-de-obra o que permite melhorar os níveis de produção e profissionalização além de facilitar a introdução de tecnologias e inovação.

Já este ano o Brasil deu início a uma série de medidas de ajustamento para facilitar a entrada e permanência de imigrantes, nomeadamente com autorização para trabalharem dos estudantes de pós-graduação.

Marcelo Néri disse ainda que nos últimos anos tem aumentado o número de trabalhadores estrangeiros no Brasil e que governos como os de Portugal e Espanha estão disponíveis para enviar talentos para o país permitindo assim que continuem o seu desenvolvimento profissional.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.