Europeias: Verdes europeus falam em "grande confiança política"

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 26 mai 2019 (Lusa) -- O Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia classificou hoje os resultados da bancada nas eleições como um gesto de "confiança política" dada por eleitores em vários Estados-membros, nomeadamente na Alemanha e a Irlanda, segundo as primeiras projeções.

"É uma grande celebração e é também uma grande responsabilidade. Temos agora uma grande tarefa, de pôr em ação o que as pessoas nos pediram: políticas ambientais, justiça social e respeito pelo Estado de Direito", afirmou Ska Keller, copresidente do grupo, que falava no Parlamento Europeu, em Bruxelas, nas primeiras reações da noite eleitoral.

Para a responsável, esta foi uma "grande confiança política" dada por eleitores "de vários países", nomeadamente na Alemanha e na Irlanda, onde os respetivos partidos ecologistas são apontados como o segundo partido mais votado.

Philippe Lamberts, também copresidente do grupo, notou na ocasião que, nalguns países, "os resultados foram duplicados".

Segundo as primeiras projeções, os Verdes conseguiram, ao todo, 71 eleitos, valor que compara com 52 no mandato anterior.

Vincando que o grupo ambiciona uma "Europa mais justa e mais democrática", Philippe Lamberts avisou que, "para haver uma maioria estável no Parlamento [Europeu], os Verdes vão ser indispensáveis".

"Já conhecem o nosso programa, já sabem o que vamos pedir nestas negociações. Sem uma mudança palpável, não vão contar connosco e se querem um sistema à margem não vai ser connosco", adiantou este copresidente.

Ska Keller e Bas Eickhout são os candidatos do grupo dos Verdes à Comissão Europeia.

Hoje, foi ainda anunciado que, caso o partido português PAN eleja eurodeputados, ficará integrado nos Verdes europeus.

ANE // EL

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.