Ucrânia: Estados Unidos prontos para impor sanções aos responsáveis pela violência

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 21 fev (Lusa) -- O vice-Presidente norte-americano, Joe Biden, avisou na quinta-feira o Presidente ucraniano, Viktor Ianukovich, que os Estados Unidos estão prontos para impor sanções às autoridades responsáveis por ordenar disparos sobre os manifestantes.

Biden falou com o chefe de Estado da Ucrânia por telefone e "deixou claro que os Estados Unidos estão preparados para sancionar os oficiais responsáveis pela violência", afirmou a Casa Branca numa declaração.

O Canadá anunciou entretanto que o Presidente ucraniano e os seus ministros relacionados com a violência contra os manifestantes não são bem-vindos no país, declarou o primeiro-ministro, Stephen Harper.

A União Europeia decidiu impor na quinta-feira o congelamento dos bens e proibir a entrada aos ucranianos responsáveis pelos atos de violência, anunciou a ministra italiana dos Negócios Estrangeiros, Emma Bonino.

Após várias semanas de calma, Kiev voltou, desde terça-feira, a ser palco de violentos confrontos entre ativistas antigovernamentais e forças de segurança, que já provocaram cerca de uma centena de mortos, segundo médicos que apoiam os manifestantes e 75 segundo fontes oficiais.

JH // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Helicóptero com Presidente iraniano a bordo despenha-se no norte do país

Um helicóptero que transportava o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, esteve este domingo envolvido num acidente no norte do país, segundo a imprensa local, que refere que o aparelho se terá despenhado.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.