Combustíveis: ANAREC espera que reposição de 'stocks' seja feita o mais rapidamente possível

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 abr 2019 (Lusa) -- A Associação Nacional de Revendedores de Combustível (ANAREC) congratula-se pelo final da greve dos motoristas de matérias perigosas, levantada ao início da manhã de hoje, esperando que o processo de reposição de 'stocks' seja feito o mais rapidamente possível.

"O processo de reposição de 'stocks', que vai ser necessariamente gradual, é da responsabilidade das petrolíferas e das empresas de transporte, por isso temos que esperar que todo o processo seja rápido para minimizar todo este transtorno que esta situação tem criado", disse em declarações à agência Lusa o presidente da ANAREC, Francisco Albuquerque.

O responsável estimou que até ao final da greve -- cujo fim foi anunciado em conferência de imprensa pelo ministro das Infraestruturas - cerca de 80% dos postos estavam inativos ou em pré-rutura de 'stock'.

Ao longo do dia de quarta-feira, segundo o responsável, a situação nos postos de abastecimento foi-se agravando como previsto "muito devido ao enorme fluxo de viaturas para abastecimento e hoje dada a atual complexidade da situação é praticamente impossível estimar os postos que estão sem combustível, mas estimamos que 80% da rede esteja afetada, em rutura ou pré-rutura".

"Avançávamos a passos largos para um cenário de escassez total", disse.

"Nós congratulamos que finalmente a greve tenha terminado, mas há algo muito importante a retirar de tudo, não querendo fazer juízos de valor relativamente às pretensões e ao direito e legitimidade da greve e interesse das partes em causa, o que ficou bem patente é que um setor tão vital e estratégico para o nosso país não pode voltar a ficar numa situação como esta", acrescentou.

A greve dos motoristas de matérias perigosas terminou hoje, depois de o sindicato e a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) terem chegado a acordo ao início da manhã.

Em conferência de imprensa, às 08:00, o ministro das Infraestruturas destacou a garantia de "paz social" acordada entre os motoristas de matérias perigosas para o processo negocial e referiu uma "normalização gradual" do abastecimento de combustíveis no país, apontando que a primeira reunião negocial decorrerá no dia 29.

No acordo assinado, a ANTRAM e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas comprometem-se a concluir até dia 31 de dezembro um processo de negociação coletiva.

Este processo, de acordo com o documento distribuído aos jornalistas hoje em conferência de imprensa, em Lisboa, visa "promover e dignificar a atividade de motorista de materiais perigosos" e será acompanhado pelo Governo.

A negociação coletiva deverá assentar nos seguintes princípios de valorização: individualização da atividade no âmbito da tabela salarial, subsídio de risco, formação especial, seguros de vida específicos e exames médicos específicos.

A greve nacional dos motoristas de matérias perigosas teve início às 00:00 de segunda-feira, convocada pelo SNMMP.

O Sindicato dos Motoristas de Matérias Perigosas estima que o abastecimento de combustível a nível nacional fique normalizado dentro de dois dias.

ICO (SO) // EA

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.