Falhou a "golpada do PSD" com o referendo da co-adopção - PS

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 fev (Lusa) - O deputado socialista Pedro Delgado Alves considerou hoje que falhou "a golpada do PSD" de propor um referendo para travar o projeto sobre coadoção por casais homossexuais e disse esperar que os sociais-democratas "não insistam num erro".

Pedro Delgado Alves, autor da proposta sobre coadoção por casais do mesmo sexo juntamente com a deputada Isabel Moreira, falava depois de o Tribunal Constitucional ter decidido pela inconstitucionalidade da proposta da JSD para a realização de um referendo sobre a coadoção e adoção por casais homossexuais.

"A golpada tentada pelo PSD para evitar que o procedimento parlamentar terminasse e que a democracia funcionasse não resultou. O Tribunal Constitucional recusou as razões inerentes à pergunta proposta para referendo", declarou o deputado socialista e ex-líder da JS.

Para Pedro Delgado Alves, a decisão do Tribunal Constitucional torna claro que "o PS tinha razão quando sustentou que o expediente utilizado pelo PSD para procurar evitar a aprovação de uma lei [sobre coadoção] não tinha consistência constitucional".

"O Tribunal Constitucional disse hoje que a pergunta está mal formulada e combina duas temáticas num mesmo referendo, o que não é admissível. Longe de permitir um esclarecimento da matéria e de envolver os cidadãos numa matéria, aquela pergunta, pelo contrário, impossibilita um debate esclarecedor", apontou o deputado socialista.

O Tribunal Constitucional considerou que a cumulação no mesmo referendo das duas perguntas propostas "dificulta a perfeita consciencialização, por parte dos cidadãos eleitores, da diversidade de valorações que podem suscitar, sendo suscetível de conduzir à contaminação recíproca das respostas".

De acordo com o deputado do PS, perante a decisão do Tribunal Constitucional, o Presidente da República "está obrigado a vetar".

"A questão está arrumada. Esta pergunta [proposta pela JSD] não pode ser formulada. Esperamos que o PSD tenha consciência de que não deve insistir num erro", acrescentou Pedro Delgado Alves.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Mortágua acusa Governo de acumular "equivocos, danças de cadeiras e más escolhas"

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou esta quarta-feira que, um mês após entrar em funções, "o Governo acumulou equívocos, danças de cadeiras e más escolhas" e prometeu lutar contra o regresso do Serviço Militar Obrigatório.

Partidos defendem aumento os salários e melhores condições para os trabalhadores

O PS, BE, PCP e PAN marcaram presença no tradicional desfile do 1.º de Maio, em Lisboa, e defenderam aumentos salariais e melhores condições para os trabalhadores.

Petição que exige atualização de pensão para todos entregue até final do mês no parlamento

O movimento Justiça para Pensionistas e Reformados (JPR) pretende entregar até ao final do mês, no parlamento, uma petição a exigir a alteração da norma que estabelece a atualização das pensões apenas no segundo ano de aposentação. Intitulada "Atualização de pensão para todos os pensionistas e reformados", a petição contava esta quarta-feira à tarde com mais de 3.230 assinaturas online.