Rio defende que "não faz sentido regionalização" com a descentralização em curso

Rio defende que "não faz sentido regionalização" com a descentralização em curso
| Política
Porto Canal com Lusa

O líder do PSD afirmou hoje que "não faz grande sentido" pensar na regionalização, porque "pela primeira vez" Portugal tem uma "estratégia para a descentralização", devendo em julho ser apresentada a vertente "do Estado para o setor sub-nacional".

"Para ser sincero, neste momento acho que não faz grande sentido. Assinámos [o PSD] com o Governo, vai fazer um ano, um acordo que tem em vista a descentralização. Um dos pilares, [da transferência de competências] do Estado para as câmaras está a ser executado. Mal, mas está", começou por dizer Rui Rio, em declarações aos jornalistas, após receber a Associação dos Profissionais da Inspeção Tributária, na sede distrital do PSD/Porto.

Rio lembrou ainda o acordo feito com o Governo com vista à descentralização do Estado para o setor sub-nacional, "coisa que nunca houve em Portugal", relativamente ao qual até 31 de julho uma comissão está a preparar propostas.

"Temos de esperar pelo documento e pelas propostas que faz essa comissão, nomeada pelo presidente da Assembleia da República e em consenso com todos os partidos, com exceção do PCP", observou.

Rui Rio defendeu "tirar partido desse acordo do PSD com o Governo", para saber quais "as propostas técnica e politicamente adequadas".

"Aí sim, veremos qual a solução e nessa solução cabe tudo. Desde o 'está tudo muito bem' até à descentralização da eleição de quem decide, ou seja, a regionalização", observou.

Rui frisou que "nunca o país teve esta estratégia de descentralização".

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.