'Brexit' sem acordo implica nomeação de representante fiscal em Portugal

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 02 mar (Lusa) - A concretização de um 'Brexit' sem acordo implica obrigar os cidadãos britânicos com NIF português a nomear um representante fiscal em Portugal.

A saída do Reino Unido da União Europeia tem levado vários organismos a preparar informação sobre como devem os cidadãos proceder em determinadas situações. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) publicou um dossiê onde aborda várias questões fiscais que se tornam relevantes com aquela saída, desde o IVA, aos impostos sobre o rendimento ou matérias aduaneiras.

No caso dos representantes fiscais, a informação disponibilizada pela AT detalha que, num cenário de saída sem acordo, os cidadãos britânicos que tenham a morada fiscal no Reino Unido ou pretendam mudá-la para lá após o 'Brexit' ficam obrigados a nomear um.

Esta obrigação abrange também os britânicos com NIF português e morada fiscal no Reino Unido e que já exerçam atividade por conta própria. Neste caso, precisa a AT¸ o contribuinte tem de "apresentar uma declaração de alteração de atividade, onde deve indicar um representante para efeitos de Imposto sobre o Rendimento das pessoas Singulares (IRS) e de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA)".

A AT alerta ainda que "o representante de IVA ter de ser sujeito passivo de IVA" e que, para exercer esta função, é necessário ter residência fiscal em Portugal.

Os cidadãos britânicos com NIF português, residência fiscal em Portugal, que exerçam atividade por conta própria e pretendam mudar a morada fiscal para o Reino Unido após o 'Brexit' também têm de ter representante fiscal em Portugal, sendo que, depois de atualizarem a morada, têm 15 dias para apresentar uma declaração "de alteração de atividade" onde devem indicar o referido representante para efeitos de IRS e de IVA.

A nomeação do representante fiscal é obrigatória para os contribuintes que se ausentem do território português por mais de seis meses ou residem no estrangeiro "mais precisamente em país terceiro, fora da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu".

LT // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.