Novo vídeo de reclusos de Paços de Ferreira é anterior a demissão e buscas - Serviços Prisionais

| Norte
Porto Canal com Lusa

Paços de Ferreira, Porto, 24 fev (Lusa) -- A Direção-Geral de Serviços Prisionais (DGSP) assegurou hoje que o novo vídeo em que reclusos da cadeia de Paços de Ferreira alegadamente fumam droga é "anterior" às imagens de uma festa que motivaram a demissão da diretora da prisão.

"A gravação agora divulgada foi feita a 04 de fevereiro e, na sequência da abertura de um processo de averiguações, dois dos reclusos que aparecem nas imagens foram então sujeitos a medidas cautelares de confinamento", disse à Lusa fonte oficial da DGSP.

Em menos de duas semanas, foram divulgados dois vídeos de reclusos do Estabelecimento Prisional de Passos de Ferreira, um a 11 de fevereiro, mostrando uma festa filmada e difundida por telemóvel, e outro divulgado no sábado, no qual um grupo de três reclusos refere estar a fumar um cigarro de droga no recreio da prisão.

Fonte da DGPC garante que o vídeo agora divulgado é anterior ao outro e às buscas que se realizaram no estabelecimento prisional.

A mesma fonte acrescentou que, "em função das imagens, quem vier a ser identificado" será sujeito a um processo de inquérito e punido pelas infrações que se vierem a confirmar.

A 15 de fevereiro, a diretora do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, Maria Fernanda Barbosa, pediu a sua demissão ao diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, e o pedido foi aceite, de acordo com informações do Ministério da Justiça.

No mesmo dia, a Guarda Prisional apreendeu telemóveis, drogas e outros artigos numa megaoperação na cadeia de Paços de Ferreira, envolvendo mais de 100 operacionais, que se iniciou na noite de quinta-feira e terminou às 05:30 de hoje, informou fonte oficial.

A 11 de fevereiro, o PSD pediu a audição no parlamento da ministra da Justiça para dar explicações sobre episódios recentes de festas em estabelecimentos prisionais, considerando que "faltam recursos e falta organização" neste setor.

No requerimento, o PSD cita notícias segundo as quais, na tarde do dia 09, um grupo de reclusos do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira terá organizado uma festa de aniversário e transmitido, através de telemóvel, imagens da festa em direto "sem que seja visto um único guarda prisional por perto".

ACG // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.