Associação alerta para "perigo iminente" nas minas de S. Pedro da Cova devido ao mau tempo
Porto Canal / Agências
A Associação Projeto J Viver Educar Mudar! alertou hoje para o "perigo iminente" no Poço de São Vicente, nas minas de S. Pedro da Cova, que devido ao temporal "está inundado e as ruas adjacentes são cursos de água laranja".
Em comunicado, a associação descreve que Poço de São Vicente "esteve durante todos estes anos aberto e ao alcance de qualquer pessoa" e que "com o temporal que se abateu sobre a zona, as galerias mineiras e o Poço de São Vicente encheram", tornando o poço "numa coluna de água de 157 metros, aberto, de livre acesso".
"O complexo mineiro está hoje inundado e as ruas adjacentes são cursos de água laranja", alertam.
A Associação Projeto J Viver Educar Mudar! deixa um apelo às autoridades competentes: "que tenham em conta este problema ambiental, de saúde pública e de perigo eminente, e tomem as devidas providencias para a resolução do mesmo".
"É do conhecimento que a junta de freguesia alertou por diversas vezes as autoridades competentes, incluindo a secretaria de Estado da Cultura e outras entidades regionais que tutelam o património classificado, mas até hoje, nada feito", criticam.
No mesmo comunicado a associação recorda que "está prevista a remoção dos resíduos perigosos oriundos da antiga Siderurgia Nacional, depositados nos terrenos das minas, a cerca de 50 metros do Cavalete do Poço de São Vicente".
"Esta é uma oportunidade sem precedentes para a requalificação ambiental e paisagística de todo o complexo mineiro, para a eliminação dos riscos à saúde pública e para a promoção turística, social e cultural da memória mineira", defendem.