Portas diz que Governo não tem preferência sobre forma de saída do programa

Portas diz que Governo não tem preferência sobre forma de saída do programa
| Política
Porto Canal

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, garantiu hoje que o Governo ainda não tomou qualquer decisão sobre a forma de saída do atual resgate, se opta ou não por pedir um programa cautelar.

Durante uma audição no Parlamento, na comissão parlamentar que acompanha a implementação das medidas do programa de ajustamento, Paulo Portas deu o exemplo da Irlanda para dizer que ainda é cedo e reafirmar que não há ainda qualquer preferência do lado do Governo.

"O Governo não tomou qualquer decisão sobre se a saída de Portugal do programa deverá ter uma linha de crédito, que é um seguro cautelar ou se não precisa disso. Não tomámos essa decisão nem temos qualquer preferência", afirmou.

Paulo Portas disse que é preciso cumprir primeiro as avaliações que faltam para terminar o programa (nesta altura faltam duas) e aí fazer uma avaliação da situação nos mercados de dívida e conversar com os parceiros de Portugal.

Ainda assim, Paulo Portas sinalizou de forma indireta que, independentemente da forma de saída do programa que termina em maio, o ajustamento terá de continuar uma vez que Portugal vai estar enquadrado nas obrigações do tratado orçamental europeu.

"Com ou sem linha de crédito cautelar, Portugal vive no quadro do tratado orçamental, das suas obrigações", disse.

O governante aproveitou ainda para lançar algumas farpas aos que disseram publicamente que era necessário um segundo resgate, dizendo que estes tinham pouca confiança no país.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.