Centro Internacional de Negócios garantiu 14% da receita fiscal da Madeira em 2013

| Economia
Porto Canal / Agências

Funchal, 24 fev (Lusa) - A atividade desenvolvida no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) foi responsável por 14% de toda a receita fiscal da Madeira em 2013, totalizando 123 milhões de euros, revela um relatório a que a agência Lusa teve acesso.

De acordo com o documento da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, as empresas sediadas na Zona Franca Industrial e no CINM pagaram 73,6 milhões de euros de IRC (imposto sobre o rendimento coletivo), o que representou 41% da receita gerada pelo imposto cobrado aos lucros de todas as empresas madeirenses.

A atividade foi igualmente responsável por outros 39 milhões de euros de IVA (imposto sobre o valor acrescentado), com os cerca de três mil trabalhadores que desenvolvem a sua atividade na região a pagarem cerca de 10 milhões de euros de IRS (imposto sobre o rendimento singular).

De acordo com o mesmo relatório, as empresas que desenvolvem a sua atividade na Zona Franca e no CINM investiram 200 milhões de euros no ano passado.

Já o capital social agregado às empresas a operar no CINM da Madeira totalizava 6.296 milhões de euros, mais do que toda a riqueza gerada pela atividade económica da Madeira.

Desde o ano de 2010, altura em que o CINM enfrentou a instabilidade do regime fiscal, até dezembro de 2013, abandonaram o centro 785 empresas.

O melhor ano do CINM foi em 2000, quando estavam naquele centro 5.978 sociedades registadas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, referentes ao ano de 2002, a Zona Franca e serviços internacionais eram responsáveis por 21% do PIB (Produto Interno Bruto) regional, 18% dos quais, gerados pelos setores não financeiros e apenas 3% pelas atividades financeiras enquadradas no seu âmbito.

JYCA // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.