Caminha pede intervenção urgente para recuperar duna destruída pelo mar

| Norte
Porto Canal / Agências

Caminha, 12 fev (Lusa) - A Câmara de Caminha pediu hoje uma "intervenção urgente" no litoral de Vila Praia de Âncora depois de a forte agitação marítima das últimas semanas ter destruído uma duna, alterando o curso do rio.

Em causa está a destruição "por completo" da duna dos Caldeirões, junto ao centro da freguesia de Vila Praia de Âncora, devido à forte agitação marítima e às sucessivas cheias deste ano.

A destruição da duna fez ainda alterar o curso do rio Âncora na sua foz, ao desaguar no mar, provocando, segundo a autarquia de Caminha, "vários problemas estruturantes" no local.

"É urgente restaurar o curso do rio antes do verão. Esta é uma situação que tem de ficar resolvida até maio", defendeu entretanto a Câmara, após reunião realizada esta semana, no local, entre autarcas, responsáveis da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da sociedade Polis do Litoral Norte.

Face à "gravidade da situação", o presidente da Câmara, Miguel Alves, defendeu como "urgente" que a APA tome medidas e que "resolva o problema da duna", definindo para tal "um plano de ação imediato".

A autarquia quer ainda que os contributos dos autarcas das freguesias de Âncora e de Vila Praia de Âncora, dos representantes de associações ambientalistas e de pescadores locais sejam, igualmente, levados em conta no desenho desta operação.

Segundo a mesma fonte, responsáveis da APA deverão reunir-se na próxima semana com a Câmara de Caminha, na presença de um especialista em erosão costeira, para definir uma intervenção no local.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.