Açores sob aviso vermelho devido ao vento e agitação marítima

Açores sob aviso vermelho devido ao vento e agitação marítima
| País
Porto Canal

Os grupos central e ocidental dos Açores estão hoje sob aviso vermelho devido à previsão de ventos fortes, com rajadas que podem atingir os 155 quilómetros/hora, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, as ilhas dos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Corvo) vão estar sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, hoje e sexta-feira devido à previsão de ventos fortes de entre 75 e 95 quilómetros/hora de intensidade média, com rajadas entre 120 e 155 quilómetros/hora.

O IPMA colocou ainda aqueles dois grupos de ilhas sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas do quadrante oeste que deverão atingir 10 a 12 metros de altura, podendo algumas chegar aos 20 a 25 metros de altura máxima.

O aviso vermelho, que significa a existência de uma situação meteorológica de risco extremo, vai estar em vigor entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de sexta-feira para o vento e entre as 15:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira para a agitação marítima.

Os grupos central e ocidental vão estar também sob aviso amarelo por causa da chuva até às 18:00 de hoje.

O IPMA colocou também o grupo oriental (ilhas de São Miguel e Santa Maria) sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala, devido à previsão de vento forte, e sob aviso amarelo por causa de vento e agitação marítima, já que as ondas deverão chegar aos 6 a 7,5 metros de altura até às 18:00 de sexta-feira.

De acordo com o IPMA, está prevista para hoje a formação de uma "depressão" a noroeste do grupo ocidental, que irá desenvolver-se "rapidamente" e progredir para nordeste nos próximos dias, o que deverá "afetar o norte da Península Ibérica, incluindo parte de Portugal continental".

Por causa do vento e da agitação marítima, o IPMA colocou 12 distritos do continente, bem como toda a costa sob aviso amarelo.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Lisboa e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo entre as 06:00 e as 21:00 de sexta-feira devido à previsão de vento forte com rajadas entre os 90 e os 110 km/hora.

O IPMA colocou também toda a costa do continente sob aviso amarelo entre as 06:00 de sexta-feira e as 20:00 de sábado por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Na sexta-feira e no sábado, prevêem-se ainda "aguaceiros, por vezes fortes nas regiões norte e centro, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada, assim como uma descida de temperatura, com consequente descida da cota da neve para 1.000/ 1.200 metros no final do dia 14 e para 600/800 metros no dia 15", refere o instituto.

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.