Mogadouro faz levantamento de estragos e fala em "prejuízos avultados"

| Norte
Porto Canal / Agências

Mogadouro, 12 fev (Lusa) - A Câmara de Mogadouro está a preceder ao levantamento dos estragos provocados pelos ventos muito fortes que atingiram a vila ao final da tarde de domingo, motivando "prejuízos avultados", anunciou hoje a autarquia.

"Após o levantamento dos estragos, que ainda está em curso, verificámos que foram danificadas estruturas de empresas situadas na zona industrial e o telhado de uma vacaria que foi completamente arrancado pelo vento. Placas e sinais de trânsito também não foram poupados à força da intempérie", disse à Lusa o presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães.

A autarquia já tomou medidas de "contingência e de prevenção" em outros locais que apresentam sinais de "derrocada", com incidência em muros e casas situadas na zona histórica.

Os prejuízos ainda não foram quantificados pelos serviços municipais de Proteção Civil.

Francisco Guimarães acrescentou que o município tentou obter um "relatório das condições sobre as condições meteorológicas adversas" verificadas nos últimos dias junto do Instituto do Português do Mar a da Atmosfera (IPMA), mas tal não foi ainda possível, dado que a estação meteorológica instalada em Mogadouro se encontra "inoperacional".

"O IPMA já confirmou que a estação meteorológica se encontra avariada e por esse motivo não foi possível fornecer um tempo útil os dados que nos permitam avaliar o fenómeno meteorológico que se abateu sobre Mogadouro", frisou o autarca.

O município solicitou ao Instituto Nacional da Água, que tem duas estações metrológicas no concelho de Mogadouro, elementos que permitam com "alguma exatidão" perceber o fenómeno meteorológico.

FYP // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.