Decisão de aterragem em Beja foi tomada após controlo do avião pelos F-16 da Força Aérea

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 nov (Lusa) -- A decisão de aterragem do avião da Air Astana no aeroporto de Beja foi tomada quando os dois F-16 se aproximaram e acompanharam o piloto nos procedimentos de controlo da aeronave, segundo o porta-voz da Força Aérea.

"Quando se começou a ter algum controlo da aeronave foi a partir do momento em os F-16 chegaram junto da aeronave. O piloto começou a ter mais capacidade de controlo e atendendo às dimensões da pista, Beja foi uma opção", disse o tenente-coronel Manuel Costa, em declarações à agência Lusa.

O avião da Air Astana, com seis pessoas a bordo, adiantou, aterrou no aeroporto de Beja, após ter declarado emergência.

A Força Aérea ativou todo o seu sistema primário de Busca e Salvamento, na sequência de uma declaração de emergência por parte da aeronave Embraer EJ 190LR que após descolar de Alverca, que reportou a perda total dos controlos da aeronave.

Em comunicado, a Força Aérea explica que foram ativados todos os meios de salvamento, na contingência de uma aterragem de emergência ou amaragem, e ativada a parelha de F-16M, em alerta permanente na Base Aérea N.º5, em Monte Real, que descolou e realizou o acompanhamento da aeronave em emergência, auxiliando-a até esta aterrar em segurança na Base Aérea N.º11, em Beja.

"Fomos ativados cerca das 13:35, quando fomos informados que havia uma aeronave em emergência e o nosso sistema também detetou essa situação", referiu o porta-voz da Força Aérea à Lusa, adiantando que a aeronave tinha "queda de altitude e dificuldades de controlo", tendo sido manifestada a intenção de fazer amaragem no rio.

A opção de amaragem foi alterada quando os F-16 iniciaram o acompanhamento da aeronave em emergência, auxiliando-a até esta aterrar em segurança na Base Aérea N.º11, em Beja.

As condições meteorológicas na zona de Lisboa, frisou, foi também um dos fatores que entrou na equação para a mudança de planos.

Segundo o tenente-coronel Manuel Costa, a aeronave iniciou os procedimentos necessários para "queimar combustíveis e minimizar o risco de aterragem", tendo aterrado em Beja "sem problemas de maior, em segurança e sem danos materiais nem pessoais".

O porta-voz da Força Aérea adiantou que foi também ativada a base nº6 do Montijo, "que fica perto do local onde se desenrolava o problema "assim como tripulações extra "para dar uma resposta mais rápida e eficaz a uma possível amaragem".

"O sistema funcionou. Tivemos uma coordenação muito eficaz com a Autoridade Aeronáutica Nacional", disse.

Em Beja, adiantou, quando se tornou a opção para uma aterragem por ter uma pista de grande dimensão "propícia a estas situações", foram ativados todos os sistemas de emergência.

O avião da Air Astana, que descolou de Alverca às 13:21 e que declarou emergência, esteve algum tempo a sobrevoar a região a norte de Lisboa e o Alentejo, numa trajetória irregular, antes de ter sido tomada a decisão de o Embraer da companhia do Cazaquistão aterrar no aeroporto de Beja, o que aconteceu às 15:28, à terceira tentativa.

Uma fonte aeronáutica já avançou à Lusa que o avião tinha sofrido uma "falha crítica nos sistemas de navegação e de controlo de voo".

O voo KZR 1388 tinha como destino Minsk, capital da Bielorrúsia.

Fonte do hospital de Beja disse hoje que dois tripulantes do avião, um natural do Cazaquistão e outro de Inglaterra, sofreram ferimentos ligeiros e deram entrada na unidade hospitalar.

GC(JGS/ALU/JH/RRL/LL) // JH

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.