Brasileiros querem ser "parceiros solidários" de Portugal na luta contra a crise

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jun (Lusa) -- A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, afirmou hoje que o Brasil está a ver o esforço do povo português no combate à crise económica e que o seu país quer ser um "parceiro solidário", fomentando o intercâmbio entre as duas nações.

"O Brasil acompanha com atenção o esforço do povo português para atravessar uma circunstância económica desafiante", declarou Dilma Rousseff.

A Presidente do Brasil fez estas declarações durante o seu brinde no jantar oferecido pelo Presidente Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Queluz.

"Queremos ser parceiros solidários e fomentar um intercâmbio crescente. Afinal, os verdadeiros amigos são aqueles que se fazem presentes nos momentos de dificuldades", disse.

A Presidente afirmou que os brasileiros conhecem a história de Portugal, "a grandeza de seu povo, a energia de seu espírito empreendedor: somos um pouco herdeiros destas qualidades, sabemos que as dificuldades transitórias serão superadas".

Nas "conversações hoje, constatamos que o nosso comércio bilateral continua importante, ainda que saibamos que pode progredir mais", sublinhou, saudando a expansão de nossos investimentos recíprocos, que "se elevam a níveis impressionantes".

De acordo com a Presidente, a expansão do emprego e o aumento do rendimento de milhões de brasileiros nos últimos dez anos, "abrem perspetivas sem precedentes de desenvolvimento sustentável" ao seu país.

"Queremos os investimentos, os técnicos portugueses presentes, queremos relações comerciais dinâmicas nessa nova etapa económica e social do meu país", disse ainda.

"Da mesma forma, as empresas brasileiras que estão aqui chegando, sobretudo em setores estratégicos, contribuirão para dar novo dinamismo na economia portuguesa", acrescentou.

A Presidente brasileira sublinhou a importância da cooperação entre os dois países nas áreas da educação, ciência e tecnologia.

Recordou o início das navegações portuguesas, "a primeira tentativa de globalização que se tem notícia", e as excelentes relações que sempre existiram entre os dois povos.

Dilma Rousseff ergueu um brinde em homenagem ao Presidente Cavaco Silva, em homenagem ao povo português e à amizade entre os dois povos.

No jantar, estiveram presentes várias autoridades portuguesas e brasileiras e muitas personalidades da sociedade portuguesa.

Na sua segunda visita oficial a Portugal, que coincide com o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Presidente brasileira também participou na cerimónia de entrega do Prémio Camões ao escritor moçambicano Mia Couto, também no Palácio de Queluz.

Dilma Rousseff, que veio acompanhada nesta visita por uma comitiva com sete ministros, regressa ao Brasil ainda esta noite.

A governante encontrou-se hoje com Mário Soares num hotel de Lisboa e reuniu-se também com o Presidente Aníbal Cavaco Silva, em Belém, e com Pedro Passos Coelho, na residência oficial do primeiro-ministro português.

A Presidente brasileira chegou no domingo a Portugal e foi recebida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, no aeroporto de Figo Maduro, tendo mantido ainda um encontro com o secretário-geral do PS, António José Seguro, num hotel de Lisboa.

CSR // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.