FC Porto vence Estoril e enfrenta Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal

| FC Porto
Porto Canal com imagem de fcporto.pt

O FC Porto qualificou-se hoje para as meias-finais da Taça de Portugal de futebol, em que vai defrontar o Benfica, ao vencer o Estoril-Praia, em casa, por 2-1, em jogo dos quartos de final.

No Estádio do Dragão, o Estoril-Praia foi a primeira equipa a marcar, por Babanco, aos 27 minutos, mas o FC Porto empatou antes do intervalo (43), através de Quaresma, e deu a volta ao marcador perto do final com um golo de Ghilas (87).

Nas meias-finais, o FC Porto recebe o Benfica a 26 de março e visita a Luz a 16 de abril. O Benfica qualificou-se hoje com uma vitória no terreno do Penafiel (1-0).

Após meia parte apática, a equipa de Paulo Fonseca conseguiu imprimir mais ritmo e cercar com eficácia o Estoril, equipa que esteve muito melhor no primeiro período, apesar do empate verificado ao intervalo no Estádio do Dragão.

O argelino Ghilas, que entrou a sete minutos do final, apontou o golo da vitória, após os tentos de Babanco e Quaresma, e estreou-se a marcar pelo FC Porto, colocando a sua equipa no caminho do Benfica nas meias-finais.

Face à derrota com o Marítimo no campeonato (1-0), Paulo Fonseca operou algumas alterações no "onze", além da entrada de Fabiano para a baliza, como é hábito nas provas internas à exceção do campeonato: o mexicano Reyes jogou a central, no lugar de Maicon, e foram titulares Herrera e Licá.

Por seu lado, sem Evandro - o melhor marcador da equipa -, o técnico Marco Silva apostou num "tridente" ofensivo de grande mobilidade, composto por Carlitos, Balboa e Sebá, apoiados por um ágil Babanco.

A primeira oportunidade de golo aconteceu apenas aos 20 minutos, a favor dos visitantes, após o central portista Diego Reyes se ter deixado antecipar por Sebá, mas o brasileiro falhou o alvo, apenas com o guardião portista pela frente.

Esse minuto foi marcado, ainda, pela substituição de Carlos Eduardo por Josué, devido a lesão.

Se a forma serena e pragmática com que os jogadores do Estoril se entregaram ao jogo não surpreendeu - o próprio treinador portista avisara da qualidade do adversário -, já a ausência de soluções dos "dragões" arrancava assobios das bancadas, muito mais audíveis aos 25 minutos, quando Babanco fugiu aos centrais da casa e concluiu com sucesso, fazendo um "chapéu" a Fabiano.

Para confirmar o mau andamento dos campeões nacionais em campo, fica o registo do momento do seu primeiro remate à baliza de Vagner: aos 35 minutos, por intermédio de Quaresma, que fez a bola passar a mais de cinco metros ao lado da trave direita.

Algo inesperado foi o fulgor que o mexicano Herrera impôs a dois minutos do intervalo, tabelando com os colegas até entrar na área e cruzar para a entrada de Jackson Martinez, que falhou o desvio, aparecendo Ricardo Quaresma, a recarregar com eficácia e a empatar a partida.

Já no segundo período, Danilo "investiu" área contrária adentro, aos 56 minutos, mas "disparou" acima do necessário, voltando a fazer o mesmo aos 60, mas desta vez a acertar nas redes laterais.

Por essa altura, Varela substituiu Licá no FC Porto, mas antes Tiago Gomes saiu, por lesão, e foi rendido pelo ex-portista Emídio Rafael.

Aos 69, Jackson Martinez quase fez golo, acorrendo de cabeça a cruzamento da esquerda, fazendo a bola passar por cima de Vagner, mas a rasar o poste.

Aos 83 minutos, o argelino Ghilas rendeu Ricardo Quaresma e, quatro minutos depois, estreou-se a marcar pelos "azuis e brancos", dando a melhor sequência a uma jogada desde a esquerda, protagonizada por Alex Sandro.

Até final, o Estoril tentou uma derradeira reação, mas já não teve "pernas" para o fazer com consistência.

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto - Estoril, 2-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

0-1, Babanco, 27 minutos.

1-1, Quaresma, 43.

2-1, Ghilas, 87.

Equipas:

- FC Porto: Fabiano, Danilo, Reyes, Mangala, Alex Sandro, Defour, Herrera, Carlos Eduardo (Josué, 20), Quaresma (Ghilas, 83), Jackson Martinez e Licá (Varela, 58).

(Suplentes: Helton, Maicon, Josué, Quintero, Ghilas, Varela e Mikel).

Treinador: Paulo Fonseca.

- Estoril: Vagner, Mano, Yohan Tavares, Rúben Fernandes, Tiago Gomes (Emídio Rafael 52), Gonçalo, Diogo Amado, Babanco, Balboa (Gerso, 65), Sebá e Carlitos (João Pedro Galvão, 89).

(Suplentes: Ricardo Ribeiro, Bruno Miguel, Filipe Gonçalves, Gerso, João Pedro Galvão, Emídio Rafael e Ricardo Vaz).

Treinador: Marco Silva.

Árbitro: Rui Costa (Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Mano (44), Quaresma (64), Yohan Tavares (78), Herrera (79) e Jackson Martinez (90+1).

Assistência: 10.507 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.