Líder do PS/Porto acusa Governo de "desonrar compromissos" sobre o IC35

| Política
Porto Canal / Agências

Penafiel, 05 fev (Lusa) - O presidente da distrital do Porto do PS considerou hoje que o Governo "desonrou todos os compromissos assumidos com a região do Tâmega e Sousa" sobre a construção do IC35.

"Não colocar como prioritário o IC35 é o mesmo que dizer que, afinal [aquele itinerário], não visa alcançar objetivos de segurança rodoviária, nem objetivos de coesão social e territorial", acusou o dirigente.

O presidente da Federação Distrital do PS/Porto falava hoje em conferência de imprensa, na sede da concelhia socialista de Penafiel, acompanhado de dirigentes de Penafiel e do Marco de Canaveses.

O IC35 é prometido há mais de duas décadas por sucessivos governos, mas a construção da nova ligação entre Penafiel e Castelo de Paiva tem sido sucessivamente adiada.

O estudo realizado recentemente por um grupo de trabalho, entregue em Bruxelas, não coloca aquela acessibilidade como prioritária no plano de investimentos entre 2014 e 2020, mas o presidente do PS/Porto acredita que a decisão pode ser alterada.

"Ainda é possível alterar as prioridades que estão definidas com Bruxelas do ponto de vista técnico", disse o dirigente socialista.

De acordo com o líder distrital, "do ponto de vista formal a União Europeia terá de encerrar os compromissos com o conjunto dos estados membros até 27 de abril, o que dá tempo para o processo ser reanalisado.

Também crítico à não inclusão do IC35 no plano de obras prioritárias está Fernando Malheiro, presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Penafiel.

Para o dirigente, as recomendações do relatório resultam numa "gritante injustiça e clara falta de respeito pelas pessoas de Penafiel".

Esta posição foi reforçada por Cristina Vieira, da concelhia do PS do Marco de Canaveses, chamando à atenção para a importância do IC35 na economia do seu concelho, sobretudo para a zona sul, onde predomina a indústria extrativa de granito.

Na conferência de imprensa, o líder da Federação do Porto também criticou o Governo por não prever outras infraestruturas rodoviárias da região do Tâmega e Sousa no conjunto de obras prioritárias

"É estranho que algumas obras que eram consideradas prioritárias e de proximidade tenham saído do conjunto de investimentos prioritários", afirmou José Luís Carneiro.

O autarca de Baião apontou algumas obras que considerou essenciais "para a coesão social, económica e territorial", como a ligação de Baião a Resende pela ponte da Ermida, a requalificação da via entre o Marco de Canaveses e Cinfães e a eletrificação da Linha do Douro.

APM // MSP

Lusa/fim.

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".