Moçambique/Autárquicas: Eleições com participação recorde de 60%

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 16 out (Lusa) - A participação média nas eleições autárquicas de Moçambique atingiu um valor recorde de 60,3%, anunciou hoje uma plataforma de observação, com base na votação nos 53 municípios do país.

O Centro de Integridade Pública (CIP), organização da sociedade civil moçambicana, refere em comunicado que o valor significa "um aumento significativo" em relação às eleições anteriores, de 46% em 2013, 46% em 2008 e 28% em 2003.

"A cidade de Maputo teve uma participação de 63% e Matola [segundo maior município do país] 59%, comparado com 50% e 38%, respetivamente, nas eleições passadas", acrescenta.

Quatro municípios tiveram uma participação acima de 70%, com Metangula, na província nortenha do Niassa, a registar a mais alta participação, de 77%.

Malema, na província de Nampula, teve a mais baixa participação: 39%.

A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) domina o mapa, com 44 vitórias, mas o CIP refere que "a oposição arrecadou 49% dos votos a nível nacional".

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) conquistaram juntos nove municípios.

O MDM venceu na cidade da Beira, capital provincial de Sofala.

A Renamo venceu nas capitais provinciais de Nampula e Quelimane e ainda nos municípios de Nacala, Angoche, Malema, Ilha de Moçambique, Chiúre e Cuamba, recorrendo judicialmente dos resultados noutros cinco: Moatize, Monapo, Marromeu, Alto Molócue e Matola.

LFO // PVJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.