EDP e China Three Gorges fazem parceria para criar centro de investigação

EDP e China Three Gorges fazem parceria para criar centro de investigação
| Economia
Porto Canal / Agências

A EDP e a China Three Gorges discutiram os termos do acordo para criar o CNET R&D Centre, um centro de investigação e desenvolvimento para as tecnologias das novas energias, anunciou hoje a empresa liderada por António Mexia.

Em comunicado, a elétrica refere que, "no âmbito do desenvolvimento da parceria estratégica em vigor", os presidentes da China Three Gorges, Cao Guangjing, e da EDP, António Mexia, reuniram-se hoje, em Lisboa, "para discutir os termos do documento que institui as bases para a criação de um centro de investigação e desenvolvimento para as tecnologias das novas energias (CNET R&D Centre)".

O acordo foi celebrado entre a subsidiária da EDP Labelec -- Estudos, Desenvolvimento e Atividades Laboratoriais e a SIDRI - Shanghai Investigation, Design & Research Institute, subsidiária da China Three Gorges.

O acordo visa a "exploração conjunta de oportunidades em três áreas": cooperação em atividades de investigação e desenvolvimento em tecnologias para as novas energias, participação conjunta em projetos internacionais desenvolvidos por outras entidades e assistência técnica mútua.

O CNET R&D Centre "permitirá aumentar a capacidade tecnológica de ambas as empresas e aprofundar o potencial de desenvolvimento conjunto de oportunidades de negócio", lê-se no comunicado, que acrescenta que a criação do centro coloca em evidência a execução e desenvolvimento da parceria estratégica entre as duas empresas, estabelecida no âmbito do processo de privatização da EDP, em dezembro de 2011.

A China Three Gorges tem 21,35% do capital da EDP.

+ notícias: Economia

Atualização da Euribor traz mínimos desde outubro

A taxa Euribor desceu esta segunda-feira a três e a seis meses para mínimos desde outubro do ano passado e subiu a 12 meses face a sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.