Rui Vitória confirma Gabriel e 'esconde' dupla de centrais para jogo com FC Porto

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 out (Lusa) - O treinador do Benfica, Rui Vitória, escondeu hoje quem irá fazer dupla com Rúben Dias no encontro de domingo com o FC Porto, da sétima jornada da I Liga de futebol, confirmando a presença do médio Gabriel.

Ao contrário do que faz habitualmente, Rui Vitória, que falava na conferência de imprensa de antevisão do encontro, preferiu não divulgar nomes para o lugar central da defesa, que poderão ocupar o lugar deixado em aberto pela lesão de Jardel e pelo castigo de Conti.

"O Benfica terá de ser uma equipa rigorosa e ambiciosa, concentrada e que tem de ser muito competitiva. É um jogo importante do futebol português e temos de ser ambiciosos para interpretar os momentos do jogo, que naturalmente queremos ganhar. Sobre o jogador que vai ocupar o lugar de defesa-central não vou dizer. Temos dois ou três jogadores para ocupar o lugar, mas não vou falar sobre isso. Em relação a Gabriel, está apto", afirmou.

Com os olhos postos na conquista dos três pontos, Rui Vitória reconhece que o FC Porto está diferente da época passada, na qual se sagrou campeão nacional, após o 'tetra' dos 'encarnados'.

"Espero uma equipa que tem bons jogadores, que vai à procura de nos criar problemas na nossa profundidade nas costas. O Marega pela direita, o Soares na frente e à procura de bolas a entrar nas costas da nossa defesa. Tem uma construção, este ano, mais elaborada que nos anos anteriores, já com a intervenção de Casillas na construção do processo ofensivo, com Brahimi a vir para zonas interiores com bola controlada e a partir daí estar de frente para a baliza para procurar o golo ou situações de último passe. A defesa está a jogar ligeiramente mais subida, está determinada e convicta. Temos de ter a astúcia de saber como iremos aproveitar o espaço deixado", confidenciou.

Para o treinador dos 'encarnados', o encontro com o FC Porto poderá não ter o rótulo de 'decisivo', uma vez que apenas está em disputa a conquista de três pontos, embora seja um adversário direto na luta pelo título de campeão nacional.

"Todos os jogos são vistos como finais e damos tudo em cada um deles, porque é esse o único que podemos controlar. Em 15 dias, faz-se um campeão ou um derrotado. Num minuto tudo se altera. Neste momento temos 13 jogos e uma derrota, com o Bayern de Munique. As vitórias são importantes. Ganhar, tem peso na motivação, mas não me atrevo a dizer, porque já tivemos as duas realidades. Os campeonatos não são todos iguais", considerou.

O Benfica, terceiro classificado da I Liga, com 14 pontos, recebe este domingo, às 17:30, o FC Porto, segundo, com 15, em jogo da sétima jornada da I Liga.

CYP/TZF // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.