Barack Obama visita Arábia Saudita em Março

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 03 fev (Lusa) -- O Presidente dos Estados Unidos vai visitar a Arábia Saudita em finais de março para falar sobre segurança e cooperação com o rei Abdullah, aliado tradicional de Washington no Médio Oriente, anunciou hoje a Casa Branca.

A deslocação de Barack Obama a Riade vai ocorrer num período que também será marcado por um périplo europeu do líder norte-americano, de 24 a 27 de março, que inclui paragens na Holanda, Bélgica e Itália (Vaticano).

"O Presidente [Barack Obama] espera discutir com o rei Abdullah os laços duradouros e estratégicos entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita, bem como a nossa cooperação para fazer progredir os interesses comuns ao nível da segurança do Golfo e da região, da paz no Médio Oriente, da luta contra o extremismo violento e outros dossiês" económicos e relacionados com a segurança, precisou o porta-voz da administração norte-americana, Jay Carney.

Obama visitou o território saudita apenas uma vez, em junho de 2009, no início do seu primeiro mandato presidencial. No ano seguinte, recebeu o monarca saudita na Sala Oval na Casa Branca.

Desde então, a relação entre Riade e Washington tem sofrido alguns contratempos, como foi o caso da "primavera árabe".

A Arábia Saudita reagiu com alguma desconfiança ao apoio de Obama e da administração norte-americana aos movimentos de contestação popular que abalaram os regimes autoritários da região.

As autoridades sauditas também manifestaram alguma hostilidade em relação ao acordo sobre o programa nuclear iraniano negociado em novembro último entre as grandes potências internacionais e o regime de Teerão.

A guerra civil na Síria constitui outro ponto de discórdia, uma vez que as monarquias do Golfo apoiam publicamente a rebelião, incluindo os seus elementos mais radicais.

Em dezembro passado, num artigo no jornal New York Times, o embaixador da Arábia Saudita em Londres, Mohammed ben Nawaf ben Abdel Aziz al-Saoud, avisou os "amigos e parceiros ocidentais" de Riade que as relações do reino com os seus parceiros tinham "sido postas à prova principalmente pelas diferenças sobre o Irão e a Síria".

SCA // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.