Lar de idosos ilegal em Melgaço notificado para fechar no prazo de 30 dias

| Norte
Porto Canal com Lusa

A proprietária de um lar de idosos ilegal, em Melgaço, foi esta sexta-feira notificada a fechar, no prazo de 30 dias, aquela estrutura que acolhe 14 idosos, disse hoje à Lusa fonte da GNR.

Atualizado 02-10-2018 11:34

A fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo adiantou que "a notificação foi feita hoje, presencialmente, no âmbito de uma operação realizada em conjunto com a Unidade de Fiscalização do Norte, da Segurança Social".

De acordo com a mesma fonte, a decisão de encerrar o lar surge "na sequência de situações recorrentes, envolvendo com um idoso que estaria internado naquele lar".

"O senhor sofre de Alzheimer e desapareceu por diversas vezes, tendo sido acionada a intervenção da GNR para operações de busca. Este caso levantou suspeitas e deu origem a uma operação de fiscalização da Segurança Social. Foi então detetado que se tratava de um lar a funcionar sem licenciamento", explicou a fonte.

Além da "proprietária, de 49 anos e residente local", trabalham no lar "o marido e o filho" desta.

A estrutura, "uma residência adaptada para o efeito e sem licenciamento para a atividade", acolhe "14 idosos, três homens e dez mulheres com idades compreendidas entre os 82 e 92 anos".

Na fiscalização realizada pela Segurança Social, com o apoio da GNR "foram ainda detetados vários ilícitos contraordenacionais, nomeadamente, por falta de condições de segurança/acessibilidade e por falta de funcionários".

A Lusa tentou mas sem sucesso ouvir o Instituto de Segurança Social.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.