Autarcas alertam para limpeza de bermas e eucaliptos que regeneram naturalmente

| País
Porto Canal com Lusa

Tondela, Viseu 25 set (Lusa) -- O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões adiantou hoje à agência Lusa que os autarcas estão preocupados com a regeneração natural dos eucaliptos e com os custos da limpeza das bermas.

Estas preocupações vão ser apresentadas hoje, em reunião pedida pela CIM ao secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, que presidirá o encontro com o intuito de fazer uma avaliação da implementação das medidas após os incêndios que atingiram a região em outubro de 2017.

"A reflorestação natural dos eucaliptos é uma grande preocupação e há muitos proprietários que não estão preocupados com isso. Eles nascem todos colados uns aos outros e já estão grandes. E depois há a questão da limpeza das bermas, que, com o alargamento da área de limpeza, nós, câmaras, não temos meios para o fazer", resumiu Rogério Abrantes à agência Lusa.

À entrada da reunião, o autarca disse ainda que vão questionar o secretário de Estado sobre a possibilidade de "fazer cura nas bermas, porque as que foram limpas há uns meses já estão, novamente, a precisar de limpar", tendo em conta as condições climatéricas.

Os incêndios de outubro de 2017, que atingiram sobretudo a região Centro, provocaram pelo menos 50 mortos, além da destruição de centenas de casas, empresas, infraestruturas e vasta área florestal.

A CIM Viseu Dão Lafões alberga 14 municípios, um do distrito da Guarda, Aguiar da Beira, e os restantes do distrito de Viseu, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

IYN // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.