Maioria “chumba” regresso dos “feriados abolidos”

Maioria “chumba” regresso dos “feriados abolidos”
| Política
Porto Canal

A maioria parlamentar rejeitou hoje o projeto de lei comunista no sentido da reposição de quatro feriados "abolidos", além da instituição do feriado na terça-feira de Carnaval, contra toda a oposição.

A proposta do PCP, que causou polémica na discussão devido à palavra "roubados", entretanto substituída por "abolidos", foi contrariada pelas bancadas de PSD e CDS-PP, mas o democrata-cristão Ribeiro e Castro absteve-se e anunciou ir entregar uma declaração de voto.

O deputado social-democrata Paulo Mota Pinto afirmou também a intenção de fazer uma declaração de voto, mas apenas sobre um dos dias de feriado nacional.

O PS, que votou favoravelmente, anunciou igualmente ir proceder a uma declaração de voto.

Os feriados em causa são os de 05 de outubro, pela implantação da República, de 01 de dezembro, lembrando a Restauração da independência, bem como os religiosos de 15 de agosto (dia da Assunção de Maria) e o das quintas-feira, dois meses após a Páscoa (Corpo de Deus).

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.